window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Com vídeo: Primeiro Gripen E (F-39) da FAB realiza voo inaugural na Suécia

Aconteceu hoje na parte da manhã na fábrica da SAAB em Linköping, na Suécia o primeiro voo do Gripen E da Força Aérea Brasileira. O caça decolou às 09h41, horário de Brasília.

PUBLICIDADE

A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.

“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.

https://www.instagram.com/p/B1odg0Vl2Oi/

Conforme havia sido divulgado aqui no portal Aeroflap anteriormente e pela reportagem do Fantástico estava previsto para esse mês de agosto o voo inaugural do primeiro dos 36 Gripens NG ou F-39 da FAB.

“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como vimos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display no cockpit e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.

Este primeiro voo marca o início de vários testes com a aeronave, testes estes que darão no final a certificação da aeronave.  O Gripen E que fez o voo tem a númeração 39-6001, mas na FAB receberá o número 4100 e deverá ser entregue a FAB em 2021.

Gripen NG (Mock up) .Os primeiros caças chegarão ao Brasil em 2021- Foto: FAB

A verão F (Biposto), bem como algumas unidades da versão E, serão construídas na unidade da Embraer da Gavião Peixoto-SP. A previsão é que os primeiros caças produzidos no Brasil sejam entregues a FAB em 2024.

PUBLICIDADE

O lar dos 36 Gripens F-39, será a ALA 2, em Anápolis-GO, que ou por reformas para receber os novos caças e os 28 KC-390 também será operado a partir da ALA 2.

Tla WAD da AEL Sistema no protótipo brasileiro do Gripen E

Ao todo são 6 empresas brasileiras estão envolvidas na produção do Gripen.Uma delas é a AEL Sistemas que produziu as telas Wide Area Display (WAD) do caça, tela esse que irá mostrar ao piloto todas as configurações da aeronave de as armas como o míssil ar-ar Meteor, dentre outras.

A tela de produção nacional também despertou o interesse dos suecos que também colocarão a tela WAD em seus Gripens E, isso demonstra que houve uma transferência inversa de tecnologia.

Com esse voo do Gripen da FAB ao todo já são quatro Gripens E que já voaram. Os três primeiros destinados a força aérea sueca que atualmente é a única nação fora o Brasil que irá operar essa versão do Gripen. A SAAB busca vender esse caça para demais nações e a chegada do mesmo ao Brasil poderá ser uma porta de vendas, inclusive para nações sul-americanas.

PUBLICIDADE