window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Helicópteros AH-64 Apache dos EUA atingem 5 milhões de horas de voo

AH-64 Apache Guardian EUA Boeing Helicóptero de ataque

A frota de helicópteros de ataque AH-64 Apache do Exército dos Estados Unidos (US Army) atingiu a marca de 5 milhões de horas de voo. O modelo, fabricado pela Boeing, está em operação desde 1986 e fez sucesso em uma série de operações militares ao redor do mundo. 

PUBLICIDADE

Segundo a Boeing, a marca equivale a  voar sem escalas por mais de 208.333 dias ou 570 anos e nove meses. Além disso, 1,3 milhão dessas cinco milhões de horas de voo foram realizadas durante o combate.

Apache us army Hellfire ah-64
Militares do Exército Americano carregando um míssil AGM-114 Hellfire em um AH-64 Apache. Foto: US Army.

“Com mais de cinco milhões de horas de voo, o Apache continua sendo confiável, versátil e letal”, disse Katie Yursky, vice-presidente interina de Programas de Helicópteros de Ataque e executiva sênior das instalações de Mesa, onde o helicóptero é fabricado. “Parabéns ao Exército dos EUA e seus aviadores do Apache por alcançar este marco incrível. Cada hora conta e estamos ansiosos para apoiar nossos soldados em seu próximo marco e além”.

Desde 1984, quando o primeiro AH-64 levantou voo, o Exército dos EUA operou Apaches de modelos A, D e E. O Exército dos EUA atualmente opera Apaches modelo D, além do AH-64E Apache Guardian.

“É um grande privilégio e uma honra fazer parte do programa Apache”, disse o coronel John (Jay) Maher, gerente do projeto Apache do Exército dos EUA. “O marco de cinco milhões de horas de voo é uma prova da confiabilidade e disponibilidade do Apache em algumas das condições mais exigentes do mundo. Apoiar os soldados que voam e mantêm o Apache é uma prioridade.”

Capitão Sean Spence, o comandante do Task Force Eagle, pega "carona" em um AH-64 Apache durante um exercício de extração Apache no Kosovo, 2007. Foto: US Army.
Capitão Sean Spence, o comandante do Task Force Eagle, pega “carona” em um AH-64 Apache durante um exercício de extração Apache no Kosovo, 2007. Foto: US Army.

A Boeing está atualizando o modelo E para a versão 6.5, que incluirá software atualizado e integrando o novo motor de turbina aprimorado do Exército. Além disso, a empresa anunciou o Apache Modernizado em outubro de 2022, um conceito da Boeing alinhado com os futuros esforços de modernização do Exército dos EUA, mantendo o AH-64 um multiplicador de combate letal relevante e multidomínio para combatentes dos EUA e clientes internacionais.

Construído pela Boeing em Mesa, Arizona, o AH-64 é a aeronave de ataque escolhida por 19 forças de defesa em todo o mundo, com interesse internacional adicional. Em setembro de 2022, a Polônia anunciou a seleção do AH-64E Apache da Boeing para a nova frota de helicópteros de ataque das Forças Armadas Polonesas.

PUBLICIDADE

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AH-64, Boeing, Exército dos EUA, usaexport