O mais novo avião de transporte VIP presidencial está pronto para definitivamente entrar em operação. Oficialmente o Airbus A350 VIP foi entregue para a Luftwaffe em agosto, entretanto, como houve uma mudança de aeronave do A340 para o A350 foram necessários adaptações e treinamentos.
A aeronave havia ficado em Hamburgo para que asse por testes e certificação de militares que vão operar o avião. Hoje(09/10) foi levado para sua base em Colônia, para ficar a disposição do governo alemão.
O tenente-coronel Jens B. realizou alguns voos com o novo avião e gostou do que havia testado.
“O A350 é a melhor aeronave que já pilotei. Ele voa mais rápido, mais alto, mais longe e é a aeronave mais moderna e econômica da frota de prontidão de voo.” Disse o tenente-coronel.
O Governo ainda pretende ter mais três aeronaves A350 para o transporte VIP do governo. O primeiro tem previsão de entrar em serviço para missões no final desse ano, após ar por mais adaptações já que estava com uma configuração temporária.

O primeiro A350 foi registrado como 10+03, com a capacidade de 132 ageiros. Divididos em: Parte da frente da aeronave com a presidente Angela Merkel e outros executivos do alto escalão. A parte do meio com 30 assentos na Classe Executiva e a parte de trás com 76 assentos na classe econômica .
Os novos A350 estão chegando para substituir os A340-300 antigos, que servem a presidente Angela Merkel e outros executivos do alto escalão. Desde o ano 2000, os A340 estão em serviço praticamente todos os dias. Eles substituíram a antiga frota de Airbus A310.
Além dos custos de manter a aeronave, o A340 tem ado por problemas de confiabilidade. Angela Merkel precisou utilizar uma aeronave da Iberia para seguir viagem devido a problemas em seu A340.
Oberstleutnant Jens B., Fluglehrer der #Flugbereitschaft des #Team_Luftwaffe, hat den neuen #A350 als Kommandant nach Köln geflogen. Sein Fazit: „Der A350 fliegt schneller, höher, weiter und ist das modernste und ökonomischste Flugzeug in der Flugbereitschaft.“ @Airbus pic.twitter.com/wHuXIWZvun
— Team_Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) October 9, 2020