A LATAM acaba de conseguir um feito histórico no Brasil. Segundo os indicadores da Consumidor.gov.br, a companhia se tornou a empresa aérea menos reclamada do Brasil no primeiro semestre de 2023 entre ageiros e membros dos programas de fidelização do setor aéreo. Os indicadores da plataforma apontam que a LATAM registrou o menor índice do País no período em comparação com outras companhias aéreas e seus programas de fidelidade somados, com 0,87 reclamações a cada 1 mil clientes.
A conquista reflete os investimentos estratégicos desde 2022 em produtos, serviços e tecnologias para um atendimento eficiente do cliente e empoderamento dos funcionários na resolução dos problemas logo no primeiro contato.
Antes deste levantamento, a LATAM ocupava a segunda posição entre as empresas aéreas menos reclamadas do Brasil. Nos seis primeiros meses do ano, a companhia também registrou o menor tempo de resolução ao cliente do setor no País, com índice de 3,6 dias em média. A LATAM evoluiu na sua relação com os consumidores no Brasil mesmo diante do aumento de 23% no seu número de ageiros transportados no período, em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Confira abaixo os principais investimentos iniciados em 2022 que fizeram a LATAM se tornar a empresa aérea menos reclamada do Brasil:
- REDESENHO DO CENTER: A LATAM redesenhou o seu Center com novos fornecedores, unificação de sistemas e concedeu mais autonomia para os agentes para a solução dos atendimentos, de acordo com as regras da tarifa da agem aérea adquirida pelo cliente.
- TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: Outra grande mudança veio na esfera da Transformação Digital em curso na LATAM que vem buscando colocar a companhia na palma da mão do cliente para agilizar ajustes de seu itinerário pelo site e aplicativo e controle de seus créditos com a companhia diretamente no LATAM Wallet.
- MAIS AUTONOMIA NOS AEROPORTOS: Atualmente, o cliente da LATAM chega cada vez mais “pronto para voar” aos aeroportos, sem necessidade de realizar o checkin físico ou online. Automaticamente, o cliente recebe seu cartão de embarque dinâmico, que atualiza as informações do voo em tempo real. No aeroporto, também tem o aos totens de despacho de bagagem automático, diminuindo as filas. Todas as iniciativas tornam o atendimento less (com o mínimo de contato com atendentes) ao mesmo tempo que humaniza a troca quando necessário, além de repensar toda a jornada da viagem do cliente.
Leia também:
- Aeroporto de Viracopos realiza exercício simulado para treinar equipes em possível interdição de pista
- Aeroporto da Zona da Mata registra maior movimentação mensal de sua história
- Air estende rota direta entre Belém e Caiena e para o caribe francês
Via: LATAM Brasil