Campeão inédito da Copa do Brasil, o time do São Paulo contou com o apoio de um dirigível

Dirigível São paulo Copa do Brasil Flamengo Campeão Morumbi

A data de ontem foi mais do que especial para o torcedor do São Paulo, que viu a equipe de futebol ganhar pela primeira o título inédito da Copa do Brasil em cima do Flamengo, e de quebra, contou com o apoio especial de um dirigível, sendo o primeiro modelo produzido no Brasil. 

PUBLICIDADE

Horas antes da tão aguardada partida entre as equipes, o dirigível ADB-3-3 operado pela Airship do Brasil, sobrevoou de São Carlos-SP até o centro de São Paulo ostentando uma mensagem especial aos são-paulinos que estavam nos arredores do estádio do Morumbi, confira no vídeo abaixo: 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por João Paulo (@jp_drone)

 

 

Sendo o primeiro dirigível produzido no Brasil e operado pela Airship do Brasil, o ADB-3-3  conta com equipamentos de navegação aérea, bem como necessita da comunicação com o controle de tráfego aéreo para o seu tráfego.

Apesar de ser confundido com um balão, ADB-3-3 é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”) derivado de um projeto norte-americano (modelo 138S) que foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m³ (138 000 cu.ft) e possui capacidade de seis assentos. O ADB-3-3 recebeu a Certificação de Tipo da ANAC somente em dezembro de 2022, após uma solicitação iniciada em 2018.

A partir do requerimento, foram iniciados os processos associados à certificação do modelo, com a realização de avaliações documentais, análises de dados de engenharia, acompanhamento da fabricação do protótipo, verificações de conformidade com o projeto e realização dos ensaios em solo e em voo, necessários para a demonstração de cumprimento com os requisitos aplicáveis.

O processo de certificação contou com a participação de diversos profissionais da Agência, entre técnicos, engenheiros de diversas especialidades e pilotos.

PUBLICIDADE

 

Leia também: