A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) testará o avião 100% elétrico Pipistrel Velis no treinamento de novos pilotos por meio do programa Agility Prime.
O modelo foi selecionado pelo programa AFWERX em parceria com a Modern Technology Solution (MTSI), que buscam promover a cultura de inovação dentro da USAF. Incluindo o uso de aviões com emissão zero na USAF, o programa Agility Prime também está avaliando o uso de outras aeronaves, incluindo o uso de eVTOL em missões.
Com isso, a Força Aérea dos EUA terá a sua disposição dois Velis Electro alugados, bem como o e técnico fornecido pela própria Velis Electro, conforme apurado pelo Portal AeroTime.
Construída totalmente de materiais compósitos, o Velis Electro pode transportar duas pessoas. Seu trem de pouso é fixo do tipo triciclo, e possui apenas um motor que é elétrico. A aeronave foi desenvolvida para ser usada em treinamento de pilotos. Em 2020, o Pipistrel Velis Electro tornou-se o primeiro e único avião elétrico do mundo a receber a certificação de tipo completa da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).
Apesar da Pipistrel ser uma empresa da Eslovênia, a empresa foi adquirda pela norte-americana Textron Aviation em 2022, ando a compor a Textro eAviation, divisão focada no desenvolvimento de aeronaves elétricas e com emissão zero.
Leia também:
- Japan Airlines aposentará em breve o último Boeing 777-200ER da frota
- Após ataques, EUA envia esquadrão de F-16 para reforçar presença no Oriente Médio
- Número de reclamações registradas entre as companhias aéreas nacionais e internacionais teve queda de 41%
Com informações: AeroTime