window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

SITA aponta o futuro dos táxis aéreos elétricos com ajuda da inteligência artificial (IA)

CityAirbus eVTOL SITA

Com a chegada da inteligência artificial (IA) generativa em 2023, a tecnologia chegou ao topo das agendas de aeroportos e companhias aéreas, sendo que 97% delas planejam desenvolver a tecnologia, o que desviou totalmente os holofotes do Metaverso, que era o foco para 2022. 

PUBLICIDADE

Da mesma forma, a Mobilidade Aérea Urbana (Urban Air Mobility, UAM, em inglês) tem recebido um interesse crescente do setor aéreo, com os primeiros voos previstos para decolar em 2024. Como resultado, o investimento no espaço de todas as partes interessadas (incluindo OEM, infraestrutura e sistemas) deverá acelerar de US$ 5 bilhões em 2022 para US$ 28 bilhões em 2030.

Essas foram algumas das principais conclusões do relatório atualizado “Meet the Megatrends” da SITA, que destaca o cenário de inovação em rápida mudança do setor. O relatório examina 12 tendências tecnológicas, sociais, turísticas e econômicas emergentes que transformarão significativamente o cenário de viagens até 2033.

Embora algumas megatendências identificadas em 2022 tenham testemunhado um rápido crescimento nos últimos 12 meses, outras também continuaram a se desenvolver, como as viagens digitais, com o surgimento de identidades digitais. De acordo com o relatório Air Transport IT Insights da SITA de 2023, 82% das companhias aéreas usarão tecnologias de identidade digital habilitadas para biometria para embarque em aeronaves até o final de 2026, enquanto outras 67% confirmaram o uso de token único e 50% de token sem toque.

A ascensão meteórica da IA generativa em 2023

Novos dados do relatório IT Insights da SITA de 2023 mostram que 86% das companhias aéreas estão colaborando com parceiros de inovação para fazer avanços em IA, machine learning (ML) e visão computacional, sendo que 39% delas já implementaram projetos, enquanto outras 47% confirmaram planos até o final de 2026. Apenas 3% das companhias aéreas declararam não ter planos de investir em tecnologias de IA. Em comparação, 97% confirmaram grandes programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Analisando os aeroportos, 16% deles já usam IA e ML para melhorar a tomada de decisões e outros 51% confirmaram planos de implementar essas soluções até o final de 2026.

A rápida evolução da UAM

O aumento da demanda por rotas de curto alcance, os avanços em baterias e sistemas de propulsão elétrica e os esforços crescentes para reduzir a pegada de carbono e os custos operacionais da aviação contribuíram para o impressionante crescimento do setor de transporte UAM em 2023. Em breve, será possível usar o ar em vez da estrada em Paris: um serviço de táxi aéreo elétrico está sendo planejado e poderá ser lançado durante os Jogos Olímpicos de 2024.

PUBLICIDADE

As companhias aéreas demonstram maior interesse em UAM, com 32% confirmando programas importantes e P&D em serviços e implantação de infraestrutura, ao o que 33% delas investem em tecnologias de integração VTOL (Vertical Take-Off and Landing – Decolagem e Pouso Vertical, em tradução livre) para operações aéreas. Os serviços e a infraestrutura de UAM estão decolando para os aeroportos, com 32% confirmando os principais programas e P&D nessa frente. Além disso, 57% dos aeroportos confirmaram programas importantes e planos de P&D para integrar sistemas de transporte intermodal para compartilhamento de dados, sendo que 26% investiram em tecnologias para integração de VTOL.

O relatório foi liderado pela equipe de inovação do SITA Lab e se baseia em percepções de todo o setor de transportes, na pesquisa global da SITA e nas mais recentes mudanças que impulsionarão a evolução do setor de viagens até 2033.

Para ler o relatório completo, e https://www.sita.aero/innovation/meet-the-megatrends/

Clique aqui para saber mais sobre Inovação na SITA

PUBLICIDADE

 

Leia também:

 

 

Via: SITA