Um caça F-15 Eagle da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) sumiu sobre o Mar do Japão após decolar da Base Aérea de Komatsu, região central do país, nesta segunda-feira (31). Destroços encontrados na costa podem ser do avião.
O F-15DJ biplace decolou da base para um voo de treinamento com dois pilotos a bordo. Após voar cerca de cinco quilômetros para oeste-noroeste de Komatsu, já sobre o Mar do Japão, a Força Aérea perdeu contato com o caça às 17h30 (05h30 no horário de Brasília).

De acordo com a Kyodo News, o Escritório da Guarda Costeira de Kanazawa disse que recebeu uma ligação relatando um “brilho vermelho” na costa da cidade de Kaga, no sudoeste da província de Ishikawa, na mesma hora em que a JASDF perdeu contato com o F-15.
O Ministério da Defesa informou que já está procurando pelo avião desaparecido. A pasta também afirma que os destroços encontrados na costa da província de Ishikawa podem ser do caça. A Guarda Costeira enviou barcos de patrulha para a área.
A agência NHK afirma que o caça “pertence a uma unidade especializada em pesquisa em tecnologia de combate.”
A base de Komatsu é sede do único esquadrão aggressor da JASDF, o Tactical Fighter Training Group (hikoukyoudougun) que tem como missão o desenvolvimento de novas táticas e doutrinas de combate aéreo, além de representar aeronaves inimigas em treinamento. Os caças da unidade podem ser reconhecidos pelas pinturas coloridas aplicadas por cima do esquema cinza padrão.