window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Boeing e Airbus se unem para oferecer helicóptero Chinook à Alemanha

CH-47 Boeing Airbus Alemanha

As duas maiores fabricantes aeronáuticas do mundo, Boeing e Airbus, se uniram para disputar uma licitação militar na Alemanha. As duas companhias am um Memorando de Entendimento (MoU) para atender os requisitos do programa de helicópteros pesados ​​Schwerer Transporthubschrauber (STH) do governo alemão.

PUBLICIDADE

Pelo documento, a Airbus Helicopters junta-se à Boeing e sua base industrial constituída em torno da oferta do H-47 Chinook, uma versão aprimorada do CH-47F Chinook Block II. As empresas CAE Lufthansa Technik, Honeywell Aerospace e Rolls-Royce Deutschland, também estão inclusas na parceria. 

CH-47F da Hoalnda- Foto Boeing

“Com base em décadas de experiência como parceira da Bundeswehr, a Airbus Helicopters está entusiasmada em se juntar à equipe da indústria Chinook da Boeing e em fazer parceria com a Boeing para fornecer disponibilidade operacional máxima para a Bundeswehr”, disse Wolfgang Schoder, gerente geral da Airbus Helicopters na Alemanha.

“O H-47 Chinook é um programa comprovado e maduro em serviço com muitos de nossos aliados e é a solução ideal para a Alemanha com uma excelente relação preço-desempenho.”

Foto: Airbus/Divulgação.

“Estamos satisfeitos que a Airbus Helicopters tenha se juntado à nossa equipe de parceiros estratégicos no programa H-47 Chinook para a Alemanha e, juntos, forneceremos a oferta mais forte para a Bundeswehr”, disse Mark Cherry, vice-presidente e gerente geral da Boeing para programas de helicópteros. 

“O Chinook tem sido o helicóptero de carga pesada preferido na Europa por décadas e uma pedra angular de todos os tipos de operações da OTAN. É a única aeronave de carga pesada capaz de fornecer interoperabilidade imediata à Alemanha com nações aliadas e é significativamente mais poderosa, versátil e ágil do que qualquer outra aeronave de sua classe.”

CH-53K JLTV
CH-53K içando um blindado JLTV. Foto: NAVAIR.

A Boeing está disputando a licitação com a Sikorsky/Lockheed-Martin, que concorre com o CH-53K King Stallion. O programa das Forças Armadas da Alemanha visa a compra de 60 helicópteros novos, num total de cerca de 5,6 mil milhões de euros. 

As novas aeronaves deverão ser entregues até 2031, substituindo a frota de 70 helicópteros Sikorsky CH-53G Sea Stallion da Luftwaffe. O programa STH foi brevemente suspenso em 2020 mas voltou as trilhos no ano seguinte. 

PUBLICIDADE

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Airbus, Alemanha, Boeing, CH-47F Chinook, usaexport