Um dos principais desafios do nosso tempo é encontrar respostas para os impactos provocados pelas mudanças climáticas e a aviação, como indústria global, tem um papel determinante a cumprir. A adoção dos chamados SAF – sustainable aviation fuel – é uma parte importante da estratégia de enfrentamento do setor e estará em discussão durante o ACI Airport Day Brasil, primeiro encontro presencial organizado pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI) no Brasil.
O evento reunirá no dia 3 de maio de 2022, no auditório do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, os principais executivos da indústria aeroportuária do país, autoridades da aviação civil nacional e especialistas em temas relativos aos aeroportos, assim como meio ambiente, tecnologia, negócios e mobilidade urbana.
A aviação é responsável por cerca de 3% das emissões globais de CO2 e segmentos da indústria fixaram metas de redução de longo prazo, como no caso dos aeroportos que, liderados por ACI, assumiram o compromisso setorial de reduzir a zero as emissões de carbono até o ano de 2050.
O Grupo de Ação de Transporte Aéreo (ATAG, na sigla em inglês), em seu relatório Waypoint 2050, afirma que há caminhos possíveis para a aviação civil atingir a meta e um deles é uma mudança total para o uso de combustíveis sustentáveis de aviação nas operações de médias e longas distâncias. O ACI Airport Day Brasil trará à discussão a relevância dos combustíveis sustentáveis como elemento chave na descarbonização do transporte aéreo e os desafios da integração das aeronaves movidas a SAF ao ambiente aeroportuário.
Um estudo a ser publicado no mês de junho, realizado por ACI em parceria com o Aerospace Technology Institute (ATI), do Reino Unido, aponta denominadores comuns aos aeroportos para o sucesso do uso dos combustíveis sustentáveis. Um deles é a chegada do blend de combustível já pronto aos aeroportos, uma vez que os SAFs aprovados atualmente para uso na indústria devem ser o resultado da mistura do querosene de aviação derivado do petróleo e o limite máximo de 50% de um SAF. O outro consenso é a adoção do sistema de abastecimento book and claim, que alimenta uma cadeia de suprimento mais eficiente e incentiva a produção local, entre outras vantagens.
Referência na produção de biocombustíveis, o Brasil ainda não tem uma política pública para a produção em escala de combustíveis sustentáveis de aviação, mas é o primeiro país na América Latina a desenhar marcos legais, a partir do PL 1873/21, que institui um programa federal para incentivar a pesquisa, a produção e o consumo dos biocombustíveis avançados no Brasil.
Evento: ACI AIRPORT DAY BRASIL
Data: 3 de maio de 2022 | 9h às 15h
Local: Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Auditório (Terminal 2 | Chech-In B)