A Saab anunciou nesta quarta-feira (24) mais um contrato com a istração Sueca de Materiais de Defesa (FMV). O novo acordo, avaliado em SEK 540 milhões, prevê mais trabalhos de desenvolvimento para os caças JAS-39 Gripen da Suécia.
Segundo a fabricante, o pedido é uma extensão de contrato já existente e será realizado durante o ano comercial de 2024, principalmente nas instalações da Saab em Linköping, Gotemburgo, Järfälla e Arboga. O acordo vai permitir o desenvolvimento contínuo do sistema Gripen para as Forças Armadas Suecas e outros usuários do avião de caça em todo o mundo. O pedido inclui operação e e de aeronaves de teste e equipamentos sofisticados, como plataformas e simuladores, que serão usados quando a Saab desenvolver novas capacidades futuras para o Gripen C/D e o Gripen E, bem como para atualizações de sistemas existentes.
“O Gripen foi projetado para atualizações contínuas para atender às ameaças atuais e futuras. O desenvolvimento contínuo requer simuladores e equipamentos sofisticados que sejam fáceis de operar, de manutenção econômica e de rápida adaptação para novos recursos”, disse Lars Tossman, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab. “Este pedido garante que o Gripen permanecerá na vanguarda por muito tempo.”
Segundo o levantamento World Air Forces 2024, a Força Aérea Sueca possui 94 caças JAS-39C/D em operação e 60 Gripen E encomendados, com opção para mais 10 aeronaves. O modelo também está em serviço com as forças aéreas da República Tcheca, Tailândia, África do Sul e Brasil.
