Na quinta-feira (09), a Saab do Brasil publicou uma foto do primeiro avião de caça F-39 Gripen em montagem na linha de produção instalada na Embraer em Gavião Peixoto (SP), em maio de 2023.
Este é o primeiro Gripen fabricado fora da Suécia. Na imagem o caça, que futuramente será usado pela Força Aérea Brasileira (FAB), é visto parcialmente montado. A aeronave está sobre es móveis, instalados na altura de onde ficam os trens de pouso, para que possa ser movida pelas instalações.
A postagem da Saab nas redes sociais celebra justamente a inauguração da linha de montagem do F-39. “A linha de produção, que é a única do Gripen E fora da Suécia e a primeira a produzir caças supersônicos na América Latina, é responsável pela fabricação de 15 unidades dos caças da Força Aérea Brasileira e poderá ainda atender quaisquer pedidos futuros para o Brasil ou região”, diz a fabricante.
Ver essa foto no Instagram
Quando assinou a compra dos 36 Gripens (28 F-39E e oito F-39F de dois assentos) em 2014, a FAB também adquiriu um pacote de transferência de tecnologia para a indústria de defesa nacional. A produção das aeronaves no Brasil também está inclusa no contrato.
Além da linha de montagem, as instalações da Embraer em Gavião Peixoto também sediam o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight Test Centre – GFTC) e o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN). Este último é, segundo a Saab, “o hub de transferência de tecnologia do Programa Gripen brasileiro, considerado o ponto de integração de empresas, partes governamentais e parceiros envolvidos no programa, especialmente a Embraer.”
Até o momento o Brasil já recebeu oito F-39, sendo sete aeronaves operacionais (FAB 4101 a 4107) e uma unidade dedicada à campanha de ensaios e certificações, o FAB 4100. O primeiro Gripen montado no Brasil deve ser entregue em 2025.