Dirigível completa 24h de voo na estratosfera

Dirigível de alta altitude

O dirigível de alta altitude da Sceye completou um voo de mais de 24 horas na estratosfera após seu lançamento.

PUBLICIDADE

A empresa, que é sediada no Novo México, diz que o voo da estação de plataforma de alta altitude (HAPS) foi o primeiro voo de longa duração que seu dirigível fez na estratosfera enquanto permanecia sobre uma área designada de operação.

“Este é um marco crítico para voos de longa duração de meses ou anos usando energia solar até o dia e capacidade da bateria que permite o voo durante a noite através da recarga solar na manhã seguinte”, disse Sceye. 19. O voo de demonstração também mostrou que o dirigível era capaz de realocação controlada, diz a empresa.

O dirigível HAPS de 270 pés de comprimento usa um solar em seu topo para gerar eletricidade durante o dia e baterias de enxofre de lítio para armazenar essa eletricidade. As baterias alimentam uma hélice elétrica montada na cauda.

Dirigível de alta altitude
Fonte: Sceye.

 

“[…] Abre vastas oportunidades na estratosfera, construindo uma camada inteiramente nova de infraestrutura entre drones e satélites”, disse Mikkel Vestergaard Frandsen, CEO da Sceye, numa tradução direta. “A capacidade de permanecer na estratosfera por longos períodos em uma área de operação oferece um ponto de vista único para detectar desastres climáticos em tempo real, como incêndios florestais e vazamentos de metano, bem como conectividade com os bilhões de pessoas desconectadas que as infraestruturas convencionais não podem servir.”

O dirigível transportava cargas úteis, incluindo câmeras estéreo-ópticas, destinadas à criação de modelos de elevação para observar desastres como inundações e terremotos, câmeras infravermelhas para ajudar a prever e detectar incêndios florestais, além de detectar vazamentos de metano e um radar de abertura sintética, diz Sceye.

Sceye diz que completou 20 voos de teste até agora com seu dirigível, com dois voos de teste adicionais planejados para 2024.

A empresa Sceye é fabricante dos dirigíveis de alta altitude, podendo voar continuamente a 65.000ft. Dentre as possibilidades de retorno no voo na estratosfera, conforme descrito nesta notícia, a aeronave ainda pode ser direcionada para uma área específica, conectando alguma comunidade com a internet, promovendo assim, benefícios com a saúde e educação.

PUBLICIDADE

Leia também: 

Rafael Payão

Autor: Rafael Payão

Analista do mercado de aviação executiva da Aeroflap. Consultor de vendas e compras de aerovanes da Aeroflap. É piloto (PLA) com mais de 3000 horas voo, formado bacharel em Aviação Civil pela UAM e pós graduado em engenharia de manutenção aeronáutica pela PUC-MG.

Categorias: Aeronaves, Aviação Geral, Notícias, Notícias

Tags: dirigível, estratosfera, sceye, voos de longa duração