EUA emite alerta de Boeing 737s com peças suspeitas de controle do leme

por Aeroflap

EUA emite alerta de Boeing 737s com peças suspeitas de controle do leme

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA disse que mais de 40 operadores estrangeiros do Boeing 737 podem estar usando aeronaves com componentes de leme que podem representar riscos à segurança, embora não tenha identificado quais companhias aéreas podem ser afetadas.

PUBLICIDADE

Após um incidente de fevereiro envolvendo um avião da United Airlines em voo, na quinta-feira, o NTSB recomendou que a Boeing notifique as tripulações de voo de que o sistema de controle do leme pode travar devido à umidade acumulada dentro dos atuadores e congelada, e que a Boeing “determine as respostas apropriadas da tripulação de voo, além de aplicar a força máxima do pedal” para tais situações durante o voo ou durante o pouso.

A United disse que as peças de controle do leme em questão estavam em uso em apenas nove de suas aeronaves 737 originalmente construídas para outras companhias aéreas. A United disse na quinta-feira que todos os componentes foram removidos no início deste ano.

Na segunda-feira, a agência disse que 271 peças impactadas podem ter sido instaladas em aeronaves em serviço operadas por pelo menos 40 companhias aéreas estrangeiras e 16 ainda podem ter sido instaladas em aeronaves registradas nos EUA e até 75 podem ter sido usadas em instalações de reposição.

No entanto, o NTSB e a istração Federal de Aviação dos EUA não identificaram quais transportadoras podem estar usando as peças.

Também recomendou que a FAA determinasse se alguns atuadores produzidos pela Collins Aerospace, uma unidade da RTX, devem ser removidos dos aviões e interromper o uso dos aviões até que as unidades de substituição sejam instaladas. Também quer que a FAA notifique os reguladores internacionais de aviação.

A Collins Aerospace determinou que um rolamento foi montado incorretamente durante a produção dos atuadores e disse que mais de 353 atuadores entregues desde fevereiro de 2017 à Boeing foram afetados por essa condição, disse o NTSB.

A Boeing disse na quinta-feira que estava revisando as recomendações do NTSB e garantiria que as tripulações de voo tivessem orientação adequada.

PUBLICIDADE

A fabricante de aviões disse em agosto que informou “operadores afetados do 737 sobre uma condição potencial com o atuador de orientação de lançamento do leme, que faz parte de um sistema de pouso automático opcional. O sistema de pouso automático inclui camadas de redundância e estamos trabalhando com nosso fornecedor para desenvolver orientação adicional para abordar a condição potencial.”

A RTX disse que continuou “a trabalhar em estreita colaboração com o NTSB e a Boeing nesta investigação. Estamos apoiando a Boeing e as operadoras para mitigar os impactos operacionais.”

Informações via Reuters

Leia também: 

PUBLICIDADE

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Setor Aéreo

Tags: 737, Boieng, FAA, Leme, NTSB