Aeronaves controladas por IA fazem demonstração de batalha aérea

por Aeroflap

Aeronaves controladas por IA

A Lockheed Martin Skunk Works em parceria com a organização de Demonstrações e Protótipos da Lockheed Martin e o Laboratório de Desempenho do Operador (OPL) da Universidade de Iowa, apresentou uma missão de equipe tripulada e não tripulada, na qual um gerente de batalha aerotransportado emitia comandos em tempo real para aeronaves controladas por IA por meio de uma interface de veículo piloto (PVI) com tela sensível ao toque.

PUBLICIDADE

Em uma série de testes de voo, as equipes Skunk Works e OPL simularam uma missão aérea ofensiva onde um “gerente de batalha” humano e aerotransportado a bordo de um L-39 Albatros atribuiu alvos a dois jatos L-29 Delfin controlados por IA, que então trabalharam juntos para derrotar dois jatos inimigos simulados usando sistemas de missão e armas simuladas.

“O trabalho que estamos fazendo com o OPL da Universidade de Iowa é fundamental para o futuro do combate aéreo, onde uma família de sistemas tripulados e não tripulados trabalhará em conjunto para executar missões complexas”, disse John Clark, vice-presidente e gerente geral da Lockheed Martin Skunk Works. “Estamos animados para alavancar nossos diversos conjuntos de habilidades para avançar todos os elementos dessa nova maneira de operar.”

Esses testes de voo se baseiam em experimentos anteriores que demonstraram interferência ar-solo controlada por IA e geolocalização. Este ano, os testes mudaram para IA em combate ar-ar, onde a IA envia comandos diretamente para os pilotos automáticos dos aviões. Este é o terceiro teste desse tipo e o primeiro a incluir um gerente de batalha humano em tempo real supervisionando as ações da IA.

A Skunk Works se dedica a habilitar equipes com e sem tripulação para otimizar a flexibilidade operacional, abreviar cronogramas de dados para decisão e melhorar a segurança do piloto. Continuamos a investir em facilitadores colaborativos para manter nossos clientes à frente de ameaças emergentes. 

Via Lockheed Martin Skunk Works

Leia também:

PUBLICIDADE