O Centro, que gerencia o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), abriga o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) há 18 anos. Esse setor essencial é encarregado de analisar e extrair dados das “caixas-pretas”, fornecendo informações fundamentais para as investigações que realiza.
Alinhado com a missão do CENIPA de fortalecer a Segurança de Voo, o LABDATA mantém altos padrões internacionais para garantir a qualidade e precisão das análises. No hemisfério sul, Brasil e Austrália são os únicos países com laboratórios de tamanha capacidade, o que permite ao CENIPA colaborar com investigações de diversas nações amigas, principalmente na América Latina.
Para assegurar a eficácia na extração dos dados do gravador de voo, o laboratório utiliza equipamentos modernos e conta com uma equipe altamente especializada, que realiza análises com microscópios, animações em Realidade Virtual (3D) e fornos específicos para a secagem de componentes eletrônicos.
O gravador de voo, comumente chamado de “caixa-preta”, é projetado para enfrentar condições extremas, incluindo quedas, incêndios e submersões de até seis mil metros.
Dentro do laboratório, existe uma oficina de extração onde as placas de memória dos gravadores de voo são removidas e seus componentes verificados. A recuperação eletrônica dos dados permite o o a sons da cabine, comunicações dos pilotos e leitura de diversos parâmetros de voo, incluindo altitude, velocidade e trajetória.

Após essa análise, os especialistas utilizam a sala do simulador de voo para criar uma animação baseada nas informações recuperadas e nas condições de voo que precederam o acidente.
“Desde a implantação da estrutura no CENIPA, em 2006, mantemos o foco na melhoria contínua das análises que aqui são realizadas. Trabalhamos incansavelmente para entregar aos investigadores o máximo de informações oriundas dos dados obtidos, as quais exigem um processo meticuloso de análise e, assim, em tempo hábil, colaboram para a excelência dos resultados, contribuindo para o aprimoramento da aviação” disse o Chefe do LABDATA, Coronel Aviador Sidnei Velloso da Silva Junior, ressaltando a importância do trabalho realizado na instituição.
A constante atualização com novas tecnologias é essencial para o progresso e a inovaçãodas soluções em investigações. No Brasil, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que faz parte do Comando da Aeronáutica (COMAER), tem sido uma peça-chave na Segurança de Voo durante seus 52 anos de atuação.
Via: FAB
Leia também: