Desde que ingressou na Família Airbus em julho de 2018, o A220 abriu significativamente suas asas nos últimos cinco anos, esta aeronave revolucionária mais do que dobrou sua carteira de pedidos e multiplicou por mais de cinco o número de operadoras em todo o mundo. O projeto original do avião fazia parte do programa CSeries da Bombardier.
O crescimento significativo do A220 nos últimos anos foi possível graças ao reforço substancial dos meios industriais do Programa. Otimizado com a adição de uma linha de montagem final no site da Airbus em Mobile, Alabama, EUA em 2020 e uma linha de submontagem na sede do Programa Airbus A220 em Mirabel, Quebec, Canadá em 2022. Esses investimentos aumentaram a taxa de produção do A220, confirmando que o Programa está no caminho certo para atingir sua capacidade máxima de produção de 14 aeronaves por mês.
Hoje, com mais de 260 aeronaves em serviço, a frota A220 já percorreu mais de um bilhão de quilômetros e conectou mais de 90 milhões de ageiros em todo o mundo. Voando em mais de 1.100 rotas – variando de 30 minutos a 8 horas, graças à alta versatilidade da aeronave – para mais de 375 destinos em todo o mundo. Esta pequena, mas poderosa ave oferece 25% menos queima de combustível e emissões de CO 2 em comparação com aeronaves da geração anterior.
O A220 também oferece emissões de NOx 50% menores do que os padrões da indústria – e com uma carteira de pedidos para cerca de 800 aeronaves, o caminho de voo à frente é promissor.

Voando para um futuro brilhante
Fazer parte da Família Airbus certamente impulsionou o A220, uma aeronave que desempenha um papel essencial no compromisso da empresa com suas metas de descarbonização. O A220 já é capaz de voar com uma mistura de até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF) e, como todas as outras aeronaves comerciais da Airbus, será certificado para 100% de capacidade SAF até 2030.
O crescimento contínuo do A220 desde julho de 2018 foi possível graças ao trabalho árduo e à dedicação das equipes da Airbus em todo o mundo. Desde a sua fundação em Quebec, há cinco anos, a Airbus criou mais de 1.000 empregos diretos nesta província canadense e pretende contratar mais 700 pessoas em 2023 para trabalhar no Programa A220.
A Airbus continuará investindo localmente em pesquisa e desenvolvimento, colaborando com parceiros locais e contribuindo para o crescimento sustentável da indústria aeroespacial. Isto inclui a preparação da próxima geração, onde centenas de milhares de dólares foram doados localmente, nomeadamente em bolsas de estudo a instituições e através de um programa de mentoria iniciado pela Airbus Foundation.
Leia também:
- BR Aviation participa da 5ª edição do Congresso da Aviação Agrícola
- LATAM alcançou a marca de 95 mil ageiros transportados em Montes Claros
- Delta Air Lines e EL AL Israel Airlines lançam parceria estratégica
Via: Airbus