window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

ABEAR discute renovação de isenção do PIS/COFINS sobre combustível para 2023

Querosene de Aviação QAV ABEAR Combustível Combustíveis de aviação Petrobras ALTA BR Aviation

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) se reuniu na última terça-feira (11) com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC), para tratar de temas relacionados ao setor e discutir a possibilidade de renovação da isenção do PIS/COFINS sobre o combustível, entre eles o de aviação, para 2023. O benefício consta na Lei Complementar 192/2022, com término previsto para 31 de dezembro.

PUBLICIDADE

O reforço deste pleito teve o intuito de mostrar a necessidade e importância deste benefício, dado o aumento acumulado de 47,64% no preço do QAV, de janeiro a outubro, segundo dados da Petrobras.

De acordo com o secretário especial da SEPEC, Alexandre Ywata, o projeto está bem encaminhado e o governo federal está empenhado em conceder a renovação.

“A estimativa de renúncia de receita já consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2023, encaminhado ao Congresso Nacional para análise e aprovação. O próximo o é encaminhar ao legislativo o instrumento legal que alterará o Projeto de Lei Complementar (PLP) para conceder a renovação do benefício”, afirma.

Para a diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, o reconhecimento do tema pelo governo foi de grande valia.

“O governo federal reconheceu a situação desafiadora vivenciada pela aviação civil nacional ao desonerar os tributos federais sobre o QAV. A manutenção dessa isenção em 2023, apesar de não cobrir o aumento acumulado do combustível nos últimos meses, é importante para não pressionar ainda mais os custos da aviação”, completa.

Além da ABEAR, também participaram da reunião a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

 

Via: ABEAR

PUBLICIDADE