AC-208 Combat Caravan: Um pouco sobre o Caravan que carrega mísseis

AC-208 Combat Caravan: Um pouco sobre o Caravan que carrega mísseis

O AC-208 Combat Caravan é um derivado do famoso Cessna 208 Caravan, sendo um avião de ataque leve fabricado pela Alliant Techsystems (ATK), uma subsidiária da Northrop Grumman, sediada nos EUA.

PUBLICIDADE

Desenvolvido na década de 1980, o Cessna 208 Caravan é uma aeronave civil de ageiros amplamente reconhecida e utilizada em todo o mundo, consolidando-se como uma opção de destaque devido à sua confiabilidade e popularidade.

A ATK, por sua vez, modificou o Cessna 208 como parte do projeto Combat Caravan, concedido à empresa pelo governo dos EUA em 2008, para desenvolver uma variante de combate da aeronave, equipada com recursos avançados de inteligência, vigilância e reconhecimento. O objetivo do governo americano com este projeto era auxiliar na reconstrução da Força Aérea Iraquiana.

A ATK alcançou um importante marco ao concluir os testes de fogo real e entregar o primeiro AC-208 Combat Caravan ao Iraque em apenas 11 meses após o contrato. O Combat Caravan iraquiano é certificado para uso tanto militar quanto civil.

Equipada com mísseis Hellfire, a aeronave também recebeu melhorias significativas em comparação ao Cessna Grand Caravan básico, incluindo um sistema de mira eletro-óptico com designador de laser, link de dados ar-terra e ar-ar, e recursos de autoproteção.

O cockpit do AC-208 Combat Caravan é equipado com displays táticos para o piloto, e painéis balísticos foram instalados para proteger tanto o cockpit quanto os ageiros. O Combat Caravan opera com o sistema de missão STAR, desenvolvido pela ATK, que oferece capacidades de reconhecimento e controle de fogo durante o dia e a noite. O sistema inclui uma unidade compacta de proteção do motor (MPU), um display colorido Avedon de 18″ e um sistema de controle de tiro integrado.

Em relação aos mísseis, ele pode ser equipado com mísseis Hellfire AGM-114M ou AGM-114K. O AGM-114 é um míssil ar-superfície projetado especialmente para combate antiblindagem.

PUBLICIDADE

O AGM-114M é guiado por laser e possui uma ogiva de fragmentação explosiva/incendiária. Já o AGM-114K é guiado por radar de ondas milimétricas, com um sistema de fogo e esquecimento, e possui uma ogiva antitanque de alto explosivo com carga em tandem. Ambos os mísseis têm um alcance de 8.000 metros. O sistema integrado de controle de mira e fogo permite que o míssil seja direcionado e lançado do próprio navio. A ATK planeja adicionar mais armamentos à aeronave no futuro.

O AC-208 está armado com o sistema de contramedidas defensivas AAR-47 / ALE-47, que pode operar em modos automático, semiautomático, manual e by- e é projetado para neutralizar mísseis guiados por infravermelho e radiofrequência. Ele possui uma torre MX-15D equipada com um designador de laser, uma unidade de medição interna (IMU) e um microcontrolador, com capacidade para acomodar até seis sensores. A aeronave oferece e a comunicações VHF e UHF e inclui links de dados BMS A/G e A/A, além de outros links de dados. Os links de dados off-board permitem que vídeos ao vivo sejam transmitidos para estações terrestres ou outras aeronaves.

O AC-208 é movido por um motor turboélice PT6 da Pratt & Whitney, que fornece uma potência de 675shp.

A ATK recebeu uma série de pedidos de modificação do C-208 dos EUA. Em 2009, a empresa concluiu a modificação de 11 aeronaves, incluindo três versões de reconhecimento chamadas RC-208B, cinco variantes de treinamento chamadas C-208B e três Caravans de combate AC-208B. O terceiro AC-208B foi entregue em novembro de 2009.

PUBLICIDADE

Leia também: 

 

x