AC-208 Combat Caravan: Um pouco sobre o Caravan que carrega mísseis

AC-208 Combat Caravan: Um pouco sobre o Caravan que carrega mísseis

O AC-208 Combat Caravan é um derivado do famoso Cessna 208 Caravan, sendo um avião de ataque leve fabricado pela Alliant Techsystems (ATK), uma subsidiária da Northrop Grumman, sediada nos EUA.

Desenvolvido na década de 1980, o Cessna 208 Caravan é uma aeronave civil de ageiros amplamente reconhecida e utilizada em todo o mundo, consolidando-se como uma opção de destaque devido à sua confiabilidade e popularidade.

PUBLICIDADE

A ATK, por sua vez, modificou o Cessna 208 como parte do projeto Combat Caravan, concedido à empresa pelo governo dos EUA em 2008, para desenvolver uma variante de combate da aeronave, equipada com recursos avançados de inteligência, vigilância e reconhecimento. O objetivo do governo americano com este projeto era auxiliar na reconstrução da Força Aérea Iraquiana.

A ATK alcançou um importante marco ao concluir os testes de fogo real e entregar o primeiro AC-208 Combat Caravan ao Iraque em apenas 11 meses após o contrato. O Combat Caravan iraquiano é certificado para uso tanto militar quanto civil.

Equipada com mísseis Hellfire, a aeronave também recebeu melhorias significativas em comparação ao Cessna Grand Caravan básico, incluindo um sistema de mira eletro-óptico com designador de laser, link de dados ar-terra e ar-ar, e recursos de autoproteção.

O cockpit do AC-208 Combat Caravan é equipado com displays táticos para o piloto, e painéis balísticos foram instalados para proteger tanto o cockpit quanto os ageiros. O Combat Caravan opera com o sistema de missão STAR, desenvolvido pela ATK, que oferece capacidades de reconhecimento e controle de fogo durante o dia e a noite. O sistema inclui uma unidade compacta de proteção do motor (MPU), um display colorido Avedon de 18″ e um sistema de controle de tiro integrado.

Em relação aos mísseis, ele pode ser equipado com mísseis Hellfire AGM-114M ou AGM-114K. O AGM-114 é um míssil ar-superfície projetado especialmente para combate antiblindagem.

O AGM-114M é guiado por laser e possui uma ogiva de fragmentação explosiva/incendiária. Já o AGM-114K é guiado por radar de ondas milimétricas, com um sistema de fogo e esquecimento, e possui uma ogiva antitanque de alto explosivo com carga em tandem. Ambos os mísseis têm um alcance de 8.000 metros. O sistema integrado de controle de mira e fogo permite que o míssil seja direcionado e lançado do próprio navio. A ATK planeja adicionar mais armamentos à aeronave no futuro.

PUBLICIDADE

O AC-208 está armado com o sistema de contramedidas defensivas AAR-47 / ALE-47, que pode operar em modos automático, semiautomático, manual e by- e é projetado para neutralizar mísseis guiados por infravermelho e radiofrequência. Ele possui uma torre MX-15D equipada com um designador de laser, uma unidade de medição interna (IMU) e um microcontrolador, com capacidade para acomodar até seis sensores. A aeronave oferece e a comunicações VHF e UHF e inclui links de dados BMS A/G e A/A, além de outros links de dados. Os links de dados off-board permitem que vídeos ao vivo sejam transmitidos para estações terrestres ou outras aeronaves.

O AC-208 é movido por um motor turboélice PT6 da Pratt & Whitney, que fornece uma potência de 675shp.

A ATK recebeu uma série de pedidos de modificação do C-208 dos EUA. Em 2009, a empresa concluiu a modificação de 11 aeronaves, incluindo três versões de reconhecimento chamadas RC-208B, cinco variantes de treinamento chamadas C-208B e três Caravans de combate AC-208B. O terceiro AC-208B foi entregue em novembro de 2009.

Leia também: 

PUBLICIDADE

 

x
Sair da versão mobile