Um avião da Esquadrilha Halcones da Força Aérea Chilena (FACh) caiu na tarde deste domingo (13) em Chillán, na região central do Chile. A aeronave atingiu o prédio de uma escola, mas os dos tripulantes sobreviveram com ferimentos leves.
Segundo a FACh, a aeronave Gamebird GB1, #4 da chamada Escuadrilla de Alta Manobra, sofreu uma emergência durante um voo de traslado entre Concepción e Chillán, obrigando o piloto a fazer um pouso forçado.
Cayó avión de los halcones en chillan en el colegio padre hurtado #Cadem #MesaCentral #halcones@canal13 @meganoticiascl pic.twitter.com/XFDTAUqnYe
— FashoPobre🇨🇱 (@cambio76) November 13, 2022
O avião acrobático de origem britânica entrou em um prédio do campus do Colégio Seminário Padre Hurtado. Os dos militares a bordo, o piloto Tenente Álvaro Rivas Schafer e o mecânico Segundo Cabo Heber Orellana, foram levados ao Hospital Regional de Chillán com ferimentos leves.
Em nota, a Força Aérea destaca que “o treinamento e a experiência do piloto permitiram que ele e seu tripulante sofressem apenas pequenas contusões e nenhum dano foi causado a terceiros”. A FACh afirma já ter lançado as investigações para determinar as causas do acidente. Conforme o portal Bio Bio Chile, o avião teria sofrido uma pane no motor.
Avioneta de grupo halcones momentos después de estrellarse #Chillán pic.twitter.com/0vvIB5hKH4
— Swtpain SS. (@Jonhy_teveo) November 13, 2022
PUBLICIDADE
Formada em 1981, a Esquadrilha Halcones é a equipe de demonstração da Força Aérea Chilena e tem como sede a Base Aérea El Bosque, na capital Santiago. Ao contrário de outras equipes similares, como a própria Esquadrilha da Fumaça da FAB, os Halcones não usam aviões militares, mas sim aeronaves próprias para acrobacia. Antes de empregar os atuais GB1, o time chileno ainda usou o Extra 300 e Pitts Special S2. Os Halcones são presença tradicional no Domingo Aéreo da AFA.