A Força Aérea Brasileira (FAB) perdeu um de seus Cessna C208 Caravan na tarde desta segunda-feira (30). O acidente deixou cinco militares feridos, todos já resgatados.
Designado C-98 pela FAB, o Caravan militar pertencia à Base Aérea de Boa Vista. A aeronave sofreu uma pane logo após a decolagem da Comunidade de Palimiú, em Terra Yanomami, distante cerca de 260 quilômetros da capital Boa Vista. O C-98 fez um pouso de emergência em um rio próximo e os tripulantes foram resgatados pelo Exército Brasileiro. Todos am bem e já estão sob cuidados médicos.
Um helicóptero H-60 Black Hawk decolou da Base Aérea de Manaus nesta noite para apoiar as operações na região do acidente. Uma equipe de investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) também foi enviada.
O acidente com o C-98 da FAB acontece dias depois que um monomotor do mesmo modelo caiu no Acre, deixando 12 mortos.
A FAB adquiriu seus primeiros C-98 em 1987 para apoiar as atividades no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Já reconhecido no mercado mundial, o Cessna Caravan agradou os militares, que compraram mais aviões. Em 1998 vieram os primeiros C208B Grand Caravan, designados C-98A. Hoje são 30 aeronaves do tipo em serviço com a FAB, atuando de norte a sul em missões de transporte.
Confira a nota na íntegra abaixo.
“A Força Aérea Brasileira informa que, nesta segunda-feira (30/10), por volta das 17h30 (horário de Brasília), uma aeronave C-98 Caravan da Base Aérea de Boa Vista (BABV) fez um pouso de emergência em um rio, logo após a decolagem da Comunidade de Palimiú, em Terra Yanomami, distante cerca de 260 quilômetros de Boa Vista (RR). Cinco militares estavam a bordo da aeronave. Todos foram resgatados do rio por militares do Exército Brasileiro (EB), am bem e estão em atendimento em posto de saúde local.
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico coordena as operações de resgate. Um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foi acionado e está em deslocamento para a região de Palimiú. Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), de Brasília (DF), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave Caravan.”