Um helicóptero UH-12 Esquilo da Marinha do Brasil sofreu um acidente na manhã desta sexta-feira (12) na Base Aérea de Manaus (AM). Segundo a Marinha, o sinistro ocorreu durante uma missão de adestramento.
Ainda não há muitos detalhes sobre o ocorrido. O acidente envolveu o helicóptero de matrícula N-7055 do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), Esquadrão Tucano. Os tripulantes foram levados ao Hospital de Aeronáutica de Manaus, onde foram atendidos e am bem, disse em nota o Comando do 9º Distrito Naval, afirmando ainda que “As causas e circunstâncias do acidente estão sendo apuradas.
Confira abaixo a nota da Marinha na íntegra.
Fabricado no Brasil pela Helibras, o UH-12 é a versão militar do HB 350BA Esquilo civil. A Marinha recebeu seus primeiros helicópteros em 1982, que foram postos em serviço com Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). Com capacidade para dois pilotos e quatro ageiros, os Esquilo da Marinha podem receber metralhadoras MAG calibre 7,62 e foguetes de 70mm, bem como guincho lateral para resgate.
Com o HU-91, os Esquilos realizam uma série de atividades de apoio à Flotilha do Amazonas e o destacamento de Fuzileiros Navais de Manaus, atuando em missões de reconhecimento, ataque, e aéreo, transporte de tropas, busca e resgate, evacuação aeromédica e outras.