A queda de uma aeronave MV-22 Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) deixou quatro militares mortos na última sexta-feira (18). O acidente ocorreu no norte da Noruega durante uma missão de treinamento como parte do exercício Cold Response 22.
O MV-22B pertencia ao esquadrão VMM-261 Raging Bulls e estava voando com o callsign GHOST 31 durante uma missão no condado de Nordland. Segundo as Forças Armadas Norueguesas, a aeronave estava a caminho da estação aérea de Bodø quando sumiu dos radares.
Apesar das condições meteorológicas adversas, a Força Aérea Real Norueguesa despachou um helicóptero de resgate e um avião de patrulha P-3 Orion para encontrar o Osprey dos Fuzileiros.
Na manhã de sábado, as Forças Armadas da Noruega informaram que a polícia de Nordland confirmou a morte dos quatro tripulantes da aeronaves. No entanto, a identidade dos militares só foi revelada pelo USMC no domingo.
Faleceram no acidente:
- Capitão Matthew J. Tomkiewicz de Fort Wayne, Indiana
- Capitão Ross A. Reynolds de Leominster, Massachusetts.
- Sargento de artilharia James W. Speedy de Cambridge, Ohio.
- Cabo Jacob M. Moore de Catlettsburg, Kentucky.

“Os pilotos e a tripulação estavam comprometidos em cumprir sua missão e servir a uma causa maior do que eles mesmos”, disse o Major-General Michael Cederholm, comandante geral da 2ª Ala de Aeronaves de Fuzileiros, em uma carta aos seus fuzileiros navais e suas famílias.
Segundo o USMC, os corpos dos militares serão levados para os EUA nos próximos dias.
“Continuaremos a executar a missão, mantendo esses fuzileiros navais e seus serviços na vanguarda de nossas mentes. Nunca permitiremos que o sacrifício desses fuzileiros e despercebido ou desvalorizado”, disse Cederholm. “Mantenham esses fuzileiros navais e seus entes queridos em seus pensamentos e orações.”
Segundo o portal The Aviationist, este é o primeiro acidente com um MV-22 dos Fuzileiros em cinco anos.
Em 2017, os Ospreys do USMC se envolveram em três incidentes graves em um ano: em 29 de janeiro de 2017, um Osprey fez um pouso forçado no Iêmen durante um ataque de operações especiais, deixando dois feridos; em 5 de agosto de 2017, um MV-22 Osprey atribuído ao Esquadrão Médio Tiltrotor 265, 31ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais, se envolveu em um acidente na costa leste da Austrália, resultando na morte de três tripulantes e 23 pessoas resgatadas; em 29 de setembro de 2017, um MV-22 Osprey do USMC caiu na Síria, ferindo dois militares.