Durante os ensaios para o evento de 30 anos da Brigada de Aviação Naval de Gdynia, o jato M-346 Demo Team da Força Aérea Polonesa caiu hoje durante sua demonstração de voo.
Nenhum outro detalhe sobre o acidente foi fornecido pelas fontes oficiais, exceto a declaração do Comando Geral de que o resgate está em andamento. As filmagens disponíveis online e publicadas nas mídias sociais sugerem que o piloto não se ejetou.
Fundada em 2023, a M-346 Demo Team é a mais nova equipe acrobática da Polônia e estreou no maior show aéreo do país, o Air Show em Radom. Os dois pilotos da equipe, Major Adrian “Chudy” Chudziński e Major Robert “Killer” Jeł, são instrutores na Academia da Força Aérea em Dęblin e têm mais de mil horas de voo na aeronave M-346 “Bielik”. A equipe também conta com técnicos e comentaristas.
Sua tarefa principal na 41st Air Training Base é o treinamento de voo para futuros pilotos de aeronaves de caça, destinados ao F-16 e F-35. “Não voamos esta aeronave acrobaticamente todos os dias. Fazemos isso adicionalmente, por paixão por voar. Isso nos dá muita alegria e diversão, e se pudermos fazer os outros felizes com isso, alcançamos o pico dos nossos sonhos”, disse o Major Robert Jeł em um post publicado pelo site da Força Aérea Polonesa.
🚨🇵🇱BREAKING: FIGHTER JET CRASHES IN POLAND
The M-346 jet crashed into the ground during rehearsals for the Gdynia Naval Aviation Brigade’s 30th Anniversary event.
It’s unknown whether the pilot managed to eject before the crash.pic.twitter.com/9CuypwKK1S
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) July 12, 2024
PUBLICIDADE
Leia também: