Com a guerra na Ucrânia que está prestes a completar 9 meses, trouxe uma oportunidade para os amantes da aviação guardar não só uma lembrança que cabe no bolso, mas também uma opção para arrecadar fundos.
A Fuselage Creations, voltada para a criação de chaveiros a partir de aeronaves, lançou nos últimos meses, uma série voltada somente com aviões e helicópteros abatidos nos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia.
Chama a atenção o seu perfil no Facebook, no qual a Fuselage Creations mostra como algumas aeronaves foram abatidas, incluindo o processo de criação e o acabamento das peças. Parte do dinheiro arrecadado na venda dos produtos são doados para compra de equipamentos e drones para as Forças Armadas da Ucrânia.
Confira algumas das publicações com o processo de produção:
A lista de chaveiros conta com partes do Sukhoi Su-30 Flanker, Sukhoi Su-25M, incluindo também os helicópteros Mil Mi-28 e o Mi-8.
Conheça as aeronaves destruídas que estão sendo transformadas em chaveiros
Sukhoi Su-25 Frogfoot
Empregado por Rússia e Ucrânia em diferentes variantes, o Sukhoi Su-25 Frogfoot é um jato subsônico de ataque ao solo. Capaz de transportar 4,4 toneladas de armamentos como bombas, mísseis e foguetes de vários tipos, o Su-25 tem sido largamente empregado no conflito.

O Su-25 surgiu na década de 1970 na União Soviética como uma resposta ao A-10 Thunderbolt II dos Estados Unidos, e hoje é um dos aviões de combate mais usados no mundo, com mais de 470 aeronaves presentes ao redor do mundo. Voltado para ações de ataque tático e e aéreo aproximado, o Su-25 também é reconhecido mundialmente por sua resistência e robustez, com o piloto da aeronave ficando envolto em uma banheira blindada ao redor do cockpit.
Sukhoi Su-30SM Flanker-C
O Sukhoi Su-30SM está entre os caças mais modernos presentes na frota da VKS. O modelo foi desenvolvido a partir do Su-30MKI indiano, mas com modificações que refletem as necessidades operacionais da Força Aérea Russa.

Os motores de empuxo vetorado Saturn AL-31 dão uma alta manobrabilidade ao caça e o levam a Mach 2. O Su-30SM é operado por dois tripulantes e pode transportar oito toneladas de armamentos diversos, como mísseis ar-ar, ar-solo, antinavio e bombas inteligentes. Seu principal sensor é o radar Bars-B, que trabalha em conjunto com o sensor de busca e rastreamento por infravermelho OLS-30.
Mil Mi-28 Havoc
Um dos helicópteros mais famosos da Rússia, o Mi-28 também se encontra em serviço no Iraque e Argélia. Chamado de Havoc pela OTAN, o Mi-28 é armado com um canhão de 30mm (o mesmo 2A42 do Ka-52) e pode carregar uma multiplicidade de armamentos, como os mísseis antitanque Vikhr e Ataka e foguetes de 50, 80 ou 122mm.

Mil Mi-8 Hip
Com mais de 17.000 unidades fabricadas, os helicópteros Mi-8 e Mi-17 são os mais fabricados na história. Usado principalmente para transporte de tropas, veículos leves e logística, o Mi-8 é amplamente empregado por dezenas de países.

Dependendo da versão, o Mi-8 pode carregar bombas, foguetes e até mísseis antitanque. As variantes mais modernas receberam glass cockpit, blindagem adicional e sistemas de autoproteção.
O Mi-8 tem sido amplamente empregado na invasão russa ao país vizinho, principalmente em ações de assalto aerotransportado como o realizado no aeroporto de Gostomel, onde estava o An-225.
Para conhecer a lista completa de aeronaves perdidas, fizemos uma matéria especial com mais detalhes, basta clicar aqui.