No dia 25 de janeiro, o Comandante do 3º Grupamento de Engenharia (3º Gpt E), Coronel Luís Cláudio Brion Cardoso, visitou a Operação Dourados, obra de cooperação executada pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC) que tem como escopo a restauração e a ampliação do aeroporto regional de Dourados-MS.
O Coronel Brion acompanhou os trabalhos de engenharia de escavação, carga, transporte e compactação; as atividades de apoio realizadas no canteiro de obras; o controle tecnológico; e a situação logística da operação.
Entre 7 e 13 de janeiro, o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC) aproveitou todo tempo disponível para incrementar a produtividade na Operação Dourados, obra de cooperação executada sob coordenação do 3º Grupamento de Engenharia que tem como escopo a ampliação e restauração do Aeroporto Regional de Dourados-MS.
Foram realizados, em faixas preparadas da pista de pouso e decolagem, serviços de limpeza de camada vegetal; escavação, carga, transporte, manobra e descarga de material; e hidrossemeadura.
Ao todo, serão investidos R$ 15.196.212,11 e uma parceria com o Exército Brasileiro, que deu início as ações, através do 9º Batalhão de Engenharia de Construção, em conjunto com a SAC (Secretaria de Aviação Civil), Governo do Estado e Prefeitura de Dourados.
Com a reestruturação, a pista de pouso ará a ter 1.775 metros de extensão, com sua conclusão prevista para setembro de 2022. Aumentar a largura da pista é fundamental para que o aeroporto mude de categoria e possa atender voos em dias de chuva ou vento.
Um novo terminal de embarque será construído, cerca de três vezes maior que o atual, uma nova sala de EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e uma nova seção contra incêndio, em que será localizado o prédio do Corpo de Bombeiros.