Após a chegada do primeiro voo da Fórmula 1 Lenovo GP de São Paulo 2024 no dia 23/10, que trouxe equipamentos de som, imagem e iluminação, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), começou a receber os carros e equipamentos das equipes.
Entre ontem (28/10) e hoje (29/10), chegaram sete voos consecutivos com os carros. Ao todo, são aproximadamente 600 toneladas transportadas por oito aeronaves Boeing. Essa operação marca a 22ª vez consecutiva que o aeroporto realiza o desembarque e embarque de toda a carga do GP Brasil de Fórmula 1.
Na saída do país, a operação envolverá oito voos de decolagem nos dias 03 e 04/11, com destino a Las Vegas (EUA).
Viracopos montou uma operação especial para agilizar o processo. Os carros da F1 e os equipamentos foram transportados em comboios de carretas até Interlagos. O primeiro comboio, com oito carretas contendo os equipamentos do primeiro voo, seguiu na tarde de 23/10 para a capital paulista.
Toda a operação envolve pelo menos 100 pessoas de diversas áreas do aeroporto, incluindo órgãos públicos, agentes de carga, companhias aéreas e empresas contratadas para o transporte e a logística. Estão previstas pelo menos 100 viagens de carretas para transportar todos os equipamentos e carros dos 8 voos até São Paulo.
O Terminal de Carga de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil, sendo o maior em importação de cargas no país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda a carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.
Leia também:
- Boeing 727 ex-Total Cargo inicia despedida do Brasil
- Gulfstream reduz previsão de entrega do G700 em 2024
- Air inicia rota entre Salvador e Paris com três operações semanais