Agência dos EUA recebe novos helicópteros para detectar radiação

istração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) recebeu dois helicópteros Leonardo AW139 para detecção, aferição e mapeamento de radiação. Foto: USAF.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos recebeu na última quarta-feira (03) um reforço na sua frota aérea com a chegada dos dois novos helicópteros Leonardo AW139 para medição e mapeamento de radiação. 

PUBLICIDADE

As aeronaves pousaram na Base Conjunta de Andrews e nas instalações do Laboratório de Sensoriamento Remoto. Elas serão usadas pela istração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) como parte do Sistema de Medição Aérea (AMS). A outra aeronave chegou em seguida e será usada . As novas aeronaves vão substituir os antigos Bell 412, usados há cerca de 30 anos. 

Equipadas com sistemas especializados de detecção de radiação, as aeronaves do AMS são uma forma essencial da NNSA realizar atividades de detecção radiológica e nuclear em eventos especiais de grande escala, como maratonas, discursos políticos e o Super Bowl.

Novos AW139 vão substituir os antigos Bell 412 na detecção de de radiação e resposta a incidentes e ataques nucleares. Foto: USAF.
Novos AW139 vão substituir os antigos Bell 412 na detecção de de radiação e resposta a incidentes e ataques nucleares. Foto: USAF.

No caso dos helicópteros, eles voam baixo em áreas predeterminadas para detectar e mapear os níveis de radiação, fornecendo dados importantes para tomadas de decisão em tempo quase real. A agência também possui aviões Beechcraft King Air.

“Os dados fornecidos pelas aeronaves AMS são frequentemente as primeiras leituras que autoridades federais, estaduais, locais, territoriais e tribais podem usar para tomar decisões vitais de saúde e segurança”, disse Kasia Mendelsohn, a Associada em exercício do Escritório de Contraterrorismo e Contraproliferação da NNSA.

Os aviões e helicópteros da NNSA podem ser implantadas rapidamente para responder e acidentes e ataques nucleares nos Estados Unidos e no exterior como parte da Equipe de e de Emergência Nuclear (NEST) .“Esses novos helicópteros aumentarão a capacidade do NEST de conduzir uma ampla gama de missões de segurança nacional e segurança pública”, afirma Kasia. 

Segundo a NNSA, os novos AW139 tem sensores com 50% mais capacidade que os usados nos Bell 412, aprimorando a detecção de dados. Além disso, são helicópteros maiores e mais potentes, permitindo que os equipamentos sejam carregados internamente, ao contrário dos pods externos dos modelos mais antigos. Dessa forma, possuem mais velocidade, alcance e tempo de voo que os 412. 

PUBLICIDADE

“Esses helicópteros modernizarão a capacidade aérea do NEST e nos permitirão dar melhor e a todos os nossos parceiros em missões de segurança nacional e de saúde e segurança pública”, disse Rick Christensen, Diretor do Escritório de Resposta a Incidentes Nucleares da NNSA. “Seu desempenho aprimorado aumentará nossa capacidade de proteger a nação.” 

Os AW139 foram produzidos pela Leonardo na Filadélfia. Modelo de origem italiana, o helicóptero é amplamente empregado por forças de defesa agências de segurança pública no mundo todo. A Força Aérea dos Estados Unidos também está implantando em serviço uma versão da aeronave designada MH-139, utilizada para defesa de bases de mísseis intercontinentais. 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AW139, Estados Unidos, Nuclear