A Air China Limited e a China Southern Airlines receberam simultaneamente a primeira aeronave C919 na base de Pudong, uma das principais plantas de produção da COMAC, no dia 28 de agosto.
A cerimônia conjunta de entrega teve como tema “construir um futuro glorioso juntos e voar de mãos dadas”. A COMAC emitiu o Certificado de Vendas de Aeronaves e entregou uma chave comemorativa da aeronave para a Air China e a China Southern, respectivamente. A istração de Aviação Civil da China (CAAC) emitiu o Certificado de Registro, o Certificado de Aeronavegabilidade (AC).
A primeira aeronave C919 da Air China é uma versão de alcance estendido em layout de duas classes com 158 assentos, incluindo 8 assentos de classe executiva e 150 assentos de classe econômica. Já a primeira aeronave C919 da China Southern, é uma versão de alcance padrão de aeronave em layout de três classes com 164 assentos, incluindo 8 assentos de classe executiva, 18 assentos de classe econômica e 138 assentos de classe econômica. Os dois aviões contam com instalações e equipamentos personalizados, como assentos de cabine e interfaces de carregamento pessoal em toda a cabine.
A Air China e a China Southern trabalharam em estreita colaboração com a COMAC desde a seleção de modelo de aeronave, supervisão de produção, treinamento de pessoal e preparação de operação.
Até agora, um total de nove aeronaves C919 foram entregues aos clientes. Entre elas, a aeronave C919 da China Eastern Airlines (CEA) que opera há 15 meses desde seu primeiro voo comercial, atuando em cinco rotas programadas e completando mais de 3.600 voos comerciais e 10.000 horas de voo.
Leia também: