Air China recebe seu 29ª ARJ21, se tornando a operadora com a maior frota deste modelo

Air China recebe seu 29ª ARJ21, se tornando a operadora com a maior frota deste modelo

A COMAC entregou sua 29ª aeronave ARJ21 para a Air China na última quinta-feira. Com isso, a frota da Air China se tornou a maior entre as operadoras ARJ21, ultraando temporariamente as frotas da Chengdu Airlines e da China Southern Airlines.

Até agora, a COMAC entregou 142 aeronaves ARJ21, com 12 clientes, de acordo com as estatísticas da Simple Flying. Desses clientes, 11 estão na China e 1 no exterior. Das 142 aeronaves, 10 são empregadas no transporte de ageiros e 2 no transporte de carga. A COMAC Express, uma subsidiária total da COMAC, está entre os clientes.

PUBLICIDADE

Das 142 aeronaves entregues, a COMAC recuperou 9 para a Chengdu Airlines. Dentre essas, 5 são usadas para testar modelos derivados do ARJ21, 2 foram transferidas para a COMAC Express para treinamento de pilotos e 2 foram convertidas em cargueiros e entregues a companhias aéreas de carga chinesas.

Conforme dados disponíveis da COMAC, as três grandes companhias aéreas da China – Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines – encomendaram 35 aeronaves ARJ21 em 2019. Essas 105 encomendas são fundamentais para o e contínuo do projeto ARJ21.

Em 28 de junho de 2020, as três maiores companhias aéreas da China receberam simultaneamente suas primeiras aeronaves ARJ21 da COMAC em Pudong. Esse evento foi um marco importante tanto para a COMAC quanto para as três grandes empresas aéreas.

Leia também: 

Sair da versão mobile