A Air Europa está fechando o mês de novembro com 25 acordos de código compartilhado (ou codeshare) em operação. A marca significa um alcance de 183 rotas em conjunto com outras companhias aéreas, permitindo que os ageiros possam comprar uma única agem, com o serviço de mais de uma empresa e para vários destinos.
No Brasil, além de operar com voos diretos até Madrid, na Espanha, via São Paulo e Salvador, a Air Europa possui acordos de codeshare com a Gol e a Azul Linhas Aéreas. Dessa forma, ageiros de mais de 25 aeroportos do país podem voar para os destinos operados pela companhia. Os viajantes fazem o primeiro trecho com uma das companhias brasileiras e realizam conexão em Guarulhos ou Salvador, onde há voos partindo para o continente europeu, via Air Europa.
Alguns dos aeroportos que fazem conexão com Guarulhos ou Salvador para os voos da Air Europa são os de Aracaju, Belém, Brasília, Campo Grande, Confins (Belo Horizonte), Cuiabá, Fortaleza, Curitiba, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Teresina.
Pousando em Madrid, na Espanha, é possível realizar conexões para todo o continente europeu, incluindo cidades como Frankfurt, Londres, Roma, Paris, Lisboa, Porto, Barcelona, Málaga, Ibiza e Palma de Mallorca.
Para o diretor-geral da Air Europa no Brasil, Gonzalo Romero, as parcerias com as companhias brasileiras são essenciais para que a marca se consolide cada vez mais no país. “Nossa presença no Brasil não se resume apenas a São Paulo e Bahia. Temos vários ageiros que saem de outros estados também. No Sul, por exemplo, temos uma presença forte. Nós estamos reforçando nossa atuação no Brasil, fazendo mensalmente encontros com agentes de viagens de diferentes estados para mostrarmos o trabalho que realizamos de conectarmos os brasileiros de várias regiões do país a toda a Europa”, destaca Romero.
Para quem pensa em viajar com a Air Europa, por meio de codeshare com outra companhia, há algumas recomendações. Isso porque cada empresa tem siglas que definem os números de voos. No caso da Air Europa, são ‘UX’. Então, quando se compra uma agem, mesmo que o voo seja operado por outra aérea, o voo ainda será designado como ‘UX’ e os números estarão entre UX2000 e UX3999. A informação sobre a companhia que opera a rota é especificada no momento da reserva.
Outra vantagem de viajar com códigos compartilhados é ter a bagagem despachada do início até o fim da viagem, mesmo que os voos sejam operados por diferentes companhias. No entanto, existem exceções, já que alguns países exigem que o ageiro retire sua mala por razões de segurança ou aduaneiras. Nesse caso, antes de iniciar a viagem, é importante entrar em contato com a empresa que vai operar o voo para esclarecer as dúvidas.
Vale ainda destacar que a companhia aérea da qual se compra o bilhete é a responsável pelo preço e pelas condições da tarifa, quando se trata de alterações ou cancelamentos. Já a que a opera a rota estabelece as regras de bagagem, oferece serviços especiais de viagem, além do atendimento no aeroporto e a bordo.
Além da Gol e da Azul, a Air Europa também tem acordos de codeshare com a Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Delta, Air Serbia, Copa, China Airlines, Korean Air, Middle East, Saudia, Turkish Airlines, Garuda Indonesia, Vietnam Airlines, Etihan, Ethiopian Airlines, Kuwait Airways, Air , ITA, KLM, Tarom, Czech Airlines, Canary Fly e Switfair – Uepfly. Isso possibilita que os ageiros também possam voar para outras rotas, fora da Europa, fazendo viagens compartilhadas.
Os interessados em conhecer mais sobre as rotas operadas pela Air Europa, além das disponíveis saindo do Brasil, podem ar o site da companhia. A Air Europa possibilita o parcelamento das agens em até dez vezes, sem juros.
Leia também:
- GOL anuncia novas rotas de Vitória para Brasília e Porto Seguro
- Sukhoi Su-57 de dois lugares tem patente registrada na Rússia
- Infraero apresenta planos de expansão do Aeroporto de Poços de Caldas
Via: Air Europa