AirAsia e Airbus anunciam parceria para fortalecer sustentabilidade da aviação no sudeste asiático

AirAsia e Airbus anunciam parceria para fortalecer sustentabilidade da aviação no sudeste asiático

A AirAsia anunciou uma parceria com a Airbus para fortalecer os esforços de sustentabilidade na aviação no Sudeste Asiático. As empresas am um Memorando de Entendimento (MoU) para explorar a produção descentralizada de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), utilizando matérias-primas e tecnologias alternativas na região.

PUBLICIDADE

De acordo com o memorando, AirAsia e Airbus trabalharão em conjunto para explorar medidas avançadas de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) com o intuito de reduzir as emissões de CO2. A AirAsia ressalta que a parceria se baseará em seu programa de eficiência de combustível e na liderança da Airbus no setor aeroespacial.

As empresas também identificarão soluções do Projeto SESAR (Céu Único Europeu) e verificarão sua aplicabilidade na região da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

“A Airbus está contribuindo para a descarbonização da aviação ao redor do mundo. Isso significa trabalhar com nossos clientes em todas as regiões, olhando para todas as soluções disponíveis hoje e colaborando em pesquisas para tecnologias futuras”, disse a Diretora de Sustentabilidade da Airbus, Julie Kitcher, em uma declaração.

No Singapore Airshow 2024, a Airbus firmou um Memorando de Entendimento com o Singapore Economic Development Board para criar um Hub de Aviação Sustentável. Apesar disso, a região da Ásia-Pacífico ainda está atrás da Europa e América do Norte em iniciativas de sustentabilidade e regulamentações governamentais sobre o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

Leia também: