Airbus A350 receberá motores atualizados Rolls-Royce Trent XWB-84s, que entrarão em operação no próximo ano

Airbus A350 receberá motores atualizados Rolls-Royce Trent XWB-84s

Firmando-se como uma aeronave indispensável para voos de longa distância, o Airbus A350 atende algumas das rotas mais longas do mercado. O fabricante europeu introduziu várias melhorias em seu modelo mais recente, e a partir do próximo ano, os A350s de produção mais recente serão equipados com motores atualizados Rolls-Royce Trent XWB-84.

PUBLICIDADE

Segundo a Rolls-Royce, os motores Trent XWB-84 atualizados terão aerodinâmica aprimorada, resultando em uma eficiência maior no sistema do compressor. O novo design também contará com um aumento no ar de resfriamento, que será redirecionado através da lâmina da turbina de alta pressão (HPT), reduzindo significativamente as temperaturas.

Além disso, a Rolls-Royce introduziu uma nova liga de disco que será usada nos motores Trent XWB-84 e Trent XWB-97 para melhorar ainda mais seu desempenho. Os motores recentemente atualizados já foram testados no A350, e de acordo com a empresa, a aeronave ou por alguns dos mais extensos testes de resistência, incluindo 2.800 ciclos quentes.

Junto com os avanços nos motores Trent XWB, a Rolls-Royce tem se dedicado ao desenvolvimento de atualizações para diversos outros modelos de motores, incluindo os Trent 7000 e Trent 1000. As novas atualizações nos motores Trent 7000, usados nos A330neos, deverão melhorar o desempenho em até 30% a partir de 2026. Vale destacar que os motores Trent 7000 já possuem novas lâminas de turbina de alta pressão, que aumentaram o fluxo de ar de resfriamento.

As notícias sobre as novas atualizações dos motores surgiram após a família de motores Trent da Rolls-Royce receber um investimento de US$1,3 bilhão para aprimorar ainda mais sua durabilidade. A Rolls-Royce não é a única fabricante de motores a investir em reparos e atualizações. A GE Aerospace também está destinando US$1 bilhão em suas instalações globais de reparo de motores para melhorar as tecnologias de inspeção e reduzir o tempo de inatividade das aeronaves.

Enquanto isso, os motores Rolls-Royce Trent 1000, que equipam os Boeing 787 Dreamliners, receberão a mesma atualização que os motores Trent 7000.

Leia também: 

PUBLICIDADE