Airbus acelera a adoção de SAF com o modelo ‘book and claim’

por Aeroflap

Airbus SAF

A Airbus deu o significativo para ampliar a adoção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) ao testar uma nova abordagem ‘Book and Claim’ (em português, ‘reserve e reivindique’). Essa iniciativa busca impulsionar tanto a oferta quanto a demanda de SAF em nível mundial, oferecendo uma solução flexível e escalável para acelerar sua adoção.

O primeiro Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado pela SMBC Aviation Capital, seguido por AerCap, Comlux, Luxaviation, Novespace, Rive Private Investment e SAF Aerogroup, que confirmaram interesse em participar dessa iniciativa colaborativa, reforçando a intenção do setor de ampliar a adoção do SAF.

PUBLICIDADE

Em termos simples, a abordagem ‘book and claim’ permite que um comprador ‘reserve’ uma determinada quantidade de SAF e ‘reivindique’ a redução de emissões correspondente, mesmo que o combustível seja utilizado em outro local. Por meio de um programa-piloto que será executado ao longo de 2025, a Airbus utilizará esse sistema para melhorar a ibilidade de SAF para clientes em potencial, especialmente aqueles com estoques limitados e distantes dos pontos de abastecimento.

Como facilitadora, a Airbus comprará certificados de SAF e gerenciará os atributos de sustentabilidade associados por meio do registro da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB), uma renomada organização de certificação em sustentabilidade. Esses certificados serão então revendidos a clientes interessados, como operadores de aeronaves e helicópteros, estimulando a demanda de curto prazo por SAF.

Espera-se que o programa piloto gere insights importantes sobre a capacidade e robustez do inovador modelo “book and claim”. Também avaliará o interesse do mercado na facilitação de soluções integradas de SAF por terceiros.

A diretora de SAF e Remoção de Dióxido de Carbono da Airbus, Julien Manhes, destacou que “apoiar o mecanismo de ‘book and claim’ do SAF é uma solução imediata que contribui para o desenvolvimento e expansão do mercado global. Para muitos operadores menores, o o ao SAF pode ser desafiador, dependendo da quantidade necessária. Por meio dessa iniciativa, a Airbus pode simplificar e reduzir os riscos do processo para operadores e fornecedores do combustível, garantindo financeiramente os certificados de SAF antecipadamente e compartilhando-os quando os clientes precisarem. Essa também é uma excelente oportunidade para demonstrar que o ‘book and claim’ é confiável e que seu uso deve ser ampliado tanto em mercados voluntários quanto regulatórios.

x
Sair da versão mobile