O cargueiro militar A400M Atlas da Airbus atingiu mais um marco, com a entrega da centésima aeronave produzida. O MSN111 foi entregue à Força Aérea Espanhola (Ejercito del Aire) na segunda-feira (24) em um voo que saiu de Sevilha para Zaragoza, onde são baseados os A400 espanhóis.
A fabricante também celebra a marca de 100 mil horas de voo da frota global de A400, atingida nessa semana. A aeronave capaz de transportar 37 toneladas é operada na Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, França, Turquia e Reino Unido.
A aeronave entregue à Espanha incorpora as últimas atualizações de capacidades do cargueiro militar, como a possibilidade de reabastecer dois helicópteros em voo simultaneamente, ensaio realizado com sucesso pela França usando um A400 e dois helicópteros H225M Caracal.
Testes completados na Espanha em parceria com militares da Força Aérea Real Britânica certificaram a aeronave para lançar paraquedistas a 25 mil e 38 mil pés nos modos de abertura automática e queda livre, respectivamente. O A400M já pode transportar 116 paraquedistas a partir de suas portas laterais ou de sua rampa de carga traseira.
Outros testes bem-sucedidos incluíram a certificação para o Voo Automático de Baixa Altura em Condições Meteorológicas de Instrumentos, que, segundo a Airbus, é uma marca inédita para aviões de transporte militar, e a expansão da capacidade de lançamento de cargas aéreas de até 23 toneladas, além do combat offload com 19 ou 25 pallets em um ou dois es, respectivamente.

Em operações ao redor do mundo, a aeronave tem sido usada em transportes de suprimentos durante a pandemia de COVID-19, além de atuar em missões de transporte aeromédico, até mesmo com módulos de Unidades de Tratamento Intensivo aerotransportados.
Recentemente a Luftwaffe (Força Aérea Alemã) tornou-se o primeiro operador do A400 como avião tanque em missões reais, apoiando aeronaves em e à missão Counter Daesh, na Jordânia, afirma a fabricante.
O Ejercito Del Aire prestou apoio à Força Aeroespacial sa, transportando um helicóptero Caracal para Tucson (EUA), validando o processo de carregamento nos A400M espanhóis. Além disso, um A400M francês tornou-se o primeiro a lançar suprimentos por paraquedas em uma operação fora da Europa, entregando quase 40 toneladas de alimentos, água, combustível e munição para tropas na região do Sahel na África.
