window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Airbus coloca em operação o 3º avião BelugaXL

Airbus BelugaXL

Nesta última segunda-feira (26/10) a Airbus iniciou os voos do 3º BelugaXL, iniciando assim as operações cargueiras com essa aeronave em um voo entre os Aeroportos de Toulouse Blagnac e Chester Hawarden (CEG).

PUBLICIDADE

A aeronave de matrícula F-GXLI realizou seu primeiro voo em 02 de julho de 2020, e após um breve período de testes, foi autorizada a iniciar as operações.

Ao todo a Airbus planeja operar com seis aviões Beluga XL, que devem substituir completamente a frota anterior de aeronaves do mesmo modelo, porém de geração antiga, baseadas no A300.

Com 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, o BelugaXL possui a maior seção transversal de compartimento de carga de todas as aeronaves desse tipo existentes no mundo.

O BelugaXL pode transportar duas asas do A350 XWB em comparação com o BelugaST, que só tem capacidade para transportar uma. Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o modelo tem autonomia de 4.000 km (2.200 milhas náuticas).

O BelugaXL é baseado em um A330-200 Cargueiro, o que possibilita a reutilização de componentes e equipamentos existentes, e possui motores Rolls Royce Trent 700. A cabine de comando rebaixada, a estrutura do compartimento de carga, a traseira e a cauda foram recentemente desenvolvidas em conjunto com parceiros, dando à aeronave sua aparência distinta.

O BelugaXL é o mais recente acréscimo ao portfólio de transporte da Airbus. Embora o transporte aéreo continue sendo o principal meio de transporte de grandes componentes de aeronaves, a Airbus também utiliza transporte rodoviário, ferroviário e marítimo para transferir peças entre seus locais de produção.

Assim como o BelugaST, a aeronave operará em 11 destinos na Europa, continuando a fortalecer as capacidades industriais da empresa e permitindo à Airbus cumprir seus compromissos.

PUBLICIDADE

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Airbus, Beluga, BelugaXL, usaexport