Airbus e BMW divulgam vencedores do desafio de computação quântica

por Aeroflap

Airbus BMW computação quântica Quantum Computing Challenge

A Airbus e a BMW Group impulsionaram a computação quântica mais um o para alavancar seu potencial significativo para futuras soluções de mobilidade. No Q2B, as empresas revelaram os vencedores do Quantum Computing Challenge, uma iniciativa internacional para identificar e amadurecer soluções quânticas para as aplicações de mobilidade mais promissoras.

PUBLICIDADE

A computação quântica tem o potencial de impactar vários setores ao acelerar nossas respostas a uma série de desafios computacionais, desde a otimização de cadeias de suprimentos e processos de fabricação até a melhoria da engenharia de veículos e aeronaves. Algoritmos inspirados em quantum, já capazes de rodar hoje em computadores clássicos de alto desempenho, podem ser usados ​​para impactar o design da próxima geração de soluções de mobilidade e nos dar um vislumbre do impacto significativo que algoritmos quânticos reais podem ter em futuras soluções de mobilidade.

“As equipes alcançaram um progresso notável, e os resultados deste desafio confirmam que as tecnologias quânticas têm o potencial de moldar a próxima geração de aeronaves”, disse Isabell Gradert, vice-presidente de Pesquisa Central e Tecnologia da Airbus. “A tecnologia quântica não está mais confinada apenas à pesquisa fundamental. Mesmo que ainda esteja muito longe, está claramente avançando em direção a aplicações industriais, e devemos colaborar com os melhores especialistas do mundo para que possamos aproveitar totalmente seu potencial assim que se tornar viável”, acrescentou.

“A tecnologia quântica tem o poder de redefinir a inovação em todos os setores. O Desafio de Computação Quântica da Airbus e do BMW Group deste ano ressalta a importância de parcerias entre setores para acelerar a jornada da pesquisa inovadora para aplicações práticas”, disse Robert Bruckmeier, gerente geral de Computação e Inteligência Artificial de Rede do BMW Group. “Embora ainda estejamos nos estágios iniciais, o progresso feito neste desafio reafirma nossa crença no potencial da tecnologia quântica para impulsionar avanços extraordinários para a indústria automotiva.”

Os resultados do desafio permitirão que ambas as empresas identifiquem os aplicativos de computação quântica mais promissores para melhorar a maneira como aeronaves e carros são projetados, fabricados e operados. Uma equipe vencedora foi selecionada para cada uma das cinco categorias da competição:

  1. Simulação quântica – A equipe da Universidade do Sul da Califórnia nos EUA demonstrou que o comportamento do material, como absorção de energia e propriedades de ligação, pode ser melhor compreendido usando tecnologias quânticas.
  2. Solucionadores quânticos – A equipe da Universidade de Hamburgo na Alemanha mostrou como a computação quântica pode ser combinada com soluções de computação clássica para resolver equações complexas para minimizar o ruído da aeronave e maximizar a eficiência aerodinâmica.
  3. Logística movida a quantum – A equipe da 4colors Research, uma start-up do Reino Unido, usou a computação quântica para minimizar as emissões de CO2 e outros custos necessários no processo de logística da cadeia de suprimentos, um desafio particularmente complexo para o setor de mobilidade.
  4. Aprendizado de máquina quântica – A equipe da Quandela, uma start-up da França, explorou se a computação quântica pode aprimorar a geração de cenários críticos, como transformar dados diurnos limitados em condições noturnas precisas e realistas. A aplicação potencial para mobilidade seria melhorar a confiabilidade de sistemas autônomos em ambientes diversos.
  5. Aplicativo Golden, categoria aberta – A equipe da TU Delft, uma universidade holandesa, forneceu uma solução inovadora em design de compósitos quânticos. Seu trabalho se destacou por sua aplicabilidade no mundo real, abordando especificamente técnicas de otimização na disposição em camadas de materiais de fibra de carbono. As propriedades de economia de peso da fibra de carbono são particularmente importantes para reduzir o consumo de combustível nas indústrias de aviação e automotiva.

Todos os finalistas desta competição tiveram o a recursos quânticos por meio da Amazon Web Services (AWS) para executar seus algoritmos, bem como uma oportunidade de trabalhar com especialistas aeroespaciais, automotivos e quânticos da Airbus e do BMW Group.

Lançado em dezembro de 2023 e hospedado pelo The Quantum Insider, o Quantum Computing Challenge visa inspirar a comunidade global de computação quântica a tirar soluções do laboratório e colocá-las em prática no campo do transporte. Um júri composto por especialistas em computação quântica líderes mundiais – da academia à indústria – se uniu à Airbus e ao BMW Group para selecionar cinco vencedores entre mais de 100 inscrições. Cada um dos cinco vencedores recebeu um prêmio de € 30.000.

Siga nossos canais:

PUBLICIDADE

Para todas as últimas noticias, siga nosso canal no Google News

Canal WhatsApp

Canal Telegram

PUBLICIDADE

x