Airbus e Quantum Systems apresentam drones com tecnologia IA para Bundeswehr

Airbus e Quantum Systems apresentam drones com tecnologia IA para Bundeswehr

Em uma apresentação realizada no Airbus Drone Center em Manching, foram divulgados os resultados do estudo KITU 2, encomendado pela Bundeswehr em julho de 2023. O projeto, que envolve a colaboração com Quantum Systems e Spleenlab, tem como meta desenvolver o uso de inteligência artificial para coordenar enxames de drones com diversas capacidades.

PUBLICIDADE

A Airbus Defence & Space é a contratada principal e lidera as iniciativas de aplicação de IA em UAS táticos.

“Pela primeira vez, uma IA de missão especialmente desenvolvida controla e coordena os sistemas UAS para garantir a execução confiável da missão, mesmo em cenários com interferência de rádio ou falha completa de drones individuais”, relatou a Quantum Systems em um comunicado à imprensa.

A inteligência artificial foi treinada com métodos avançados de aprendizado de reforço profundo, que consistem em analisar grandes volumes de dados para orientar as decisões do algoritmo. Durante os testes, vários drones, como o “Vector” e o “Scorpion” da Quantum Systems, junto com duas aeronaves multifuncionais da Airbus, demonstraram a capacidade de voar em formação.

Os resultados do estudo KITU 2 serão integrados ao programa Franco-Alemão Future Combat Air System, que se concentra em um caça de sexta geração como um “sistema de sistemas”. Várias forças armadas expressaram interesse em aprender a controlar enxames de drones para operações de “combate colaborativo” ao lado de caças pilotados.

Além disso, um estudo de 2022 da Universidade de Zhejiang, publicado na Science Robotics, demonstrou a capacidade de um enxame de drones de voar de forma autônoma em ambientes desconhecidos e s, como florestas.

Leia também: 

PUBLICIDADE

x