A Airbus UpNext, uma subsidiária integral da Airbus, e a Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation (Toshiba), braço de energia do Toshiba Group, farão parceria para tecnologias supercondutoras de futuras aeronaves movidas a hidrogênio.
Na busca pela descarbonização da indústria da aviação, as aeronaves movidas a hidrogênio são uma das soluções promissoras para atingir emissões líquidas zero até 2050. As tecnologias supercondutoras oferecem uma vantagem única para essas aeronaves, usando hidrogênio líquido a -253 °C como combustível, mas também para resfriar com eficiência os sistemas de propulsão elétrica. A tecnologia cryogenic pode permitir uma transmissão de energia quase inalterada dentro dos sistemas elétricos da aeronave, melhorando significativamente sua eficiência energética e desempenho.
Os parceiros pretendem desenvolver em conjunto um motor supercondutor de dois megawatts.
O acordo foi assinado em Tóquio, por ocasião do Japan Aerospace 2024, pelo Dr. Grzegorz Ombach, vice-presidente sênior da Airbus e chefe Disruptive R&T, e Tsutomu Takeuchi, diretor corporativo da Toshiba, responsável pelos negócios de sistemas de energia e diretor da Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation. Eles foram acompanhados por Ludovic Ybanez, chefe da Cryoprop demonstrator and Cryogenics technology, Airbus UpNext e Kensuke Suzuki, chefe de nova tecnologia, divisão de sistemas de energia, Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation.
Nos últimos 10 anos, a Airbus fez esforços para reduzir o risco de tecnologias supercondutoras. Recentemente, a Airbus UpNext lançou o Cryoprop, um demonstrador para testar um sistema de propulsão elétrica supercondutor de classe de dois megawatts. A Toshiba vem conduzindo pesquisas e desenvolvimento de aplicações de tecnologia supercondutora por quase meio século e lançou seu próprio protótipo de motor supercondutor de classe de dois megawatts para aplicações de mobilidade em junho de 2022.
O Airbus Tech Hub Japan foi anunciado em maio de 2024. Esta iniciativa foi projetada para desenvolver parcerias no país para avançar a pesquisa, tecnologia e inovação na indústria aeroespacial e ultraar limites para se preparar para a próxima geração de aeronaves. A parceria entre a Toshiba e a Airbus é a primeira conquista dessa ambição no Japão.
Leia também:
- Produção do eVTOL da Eve contará com investimento de R$ 500 milhões do BNDES
- Atech, empresa do grupo Embraer apresenta no COP sistema de bloqueio de drones
- Saab apresenta sensor compacto móvel capaz de detectar sinal de drones