Airbus entregará o terceiro Módulo de Serviço Europeu para Cabo Canaveral em nome da ESA

Airbus entregará o terceiro Módulo de Serviço Europeu para Cabo Canaveral em nome da ESA

Em seu site oficial, a fabricante anunciou que o terceiro Módulo de Serviço Europeu (ESM-3) da Orion está deixando as instalações da Airbus em Bremen e dirigindo-se ao Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, EUA. O módulo será combinado e testado com o Módulo de Tripulação. Esta será a terceira missão do programa Artemis e marcará o primeiro retorno de humanos à superfície lunar desde a missão Apollo 17 em 1972.

Fabricado pela Airbus para a ESA (Agência Espacial Europeia), o ESM-3 será fundamental no e de quatro astronautas durante sua missão de três semanas com a espaçonave Orion, desde a decolagem da Terra até o retorno seguro, incluindo a chegada à órbita lunar e a atracação no sistema de pouso lunar Starship HLS. Segundo Ralf Zimmermann, Chefe de Exploração Espacial da Airbus, a entrega do ESM-3 marca o começo das entregas anuais do módulo e sublinha a importância da colaboração europeia na parceria transatlântica.

PUBLICIDADE

A Airbus Defence and Space tem um contrato para entregar até o ESM-6 e adquirir itens até o ESM-9.

O espaço é um ambiente extremamente hostil, com temperaturas que podem atingir -200°C. Para proteger e confortar os astronautas, a Airbus desenvolveu sistemas avançados de controle térmico que mantêm o módulo da tripulação entre 18 e 24°C, controlando o calor e o frio. O ESM também fornece os recursos essenciais para a missão, incluindo 90 quilos de oxigênio e 30 quilos de nitrogênio, além de usar nitrogênio para bombear água potável.

Diferente das missões Apollo, que usavam células de combustível, a Orion utiliza painéis solares para gerar eletricidade, produzindo 11,2 kW por hora. Apenas 10% dessa energia é destinada ao ESM, com o restante alimentando as baterias e equipamentos do módulo da tripulação. As baterias são vitais para fornecer energia quando os painéis solares não estão expostos ao Sol e para garantir um retorno seguro ao final da missão.

Para permitir que os astronautas se concentrem nas tarefas mais importantes, a aviônica a bordo do ESM fornece um nível muito alto de autonomia, como regulação de temperatura e rotação da asa solar para rastrear o Sol. Em princípio, toda a espaçonave pode voar a missão completamente autônoma, mas comparada à missão Artemis I não tripulada, a Artemis III exigirá que os astronautas atraquem manualmente com o sistema de pouso Starship.

Sair da versão mobile