window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Airbus revela design do novo Beluga XL

O programa de desenvolvimento do Beluga XL foi lançado em novembro de 2014, este novo transportador será baseado no Airbus A330, e servirá para transportar cargas de grande volume para diferentes locais de produção da Airbus em Toulouse, na França e em Hamburgo, na Alemanha.

PUBLICIDADE

A seção chamada de “grande bolha” da fuselagem, terá diâmetro de 8,8 metros no Beluga XL. O espaço no cockpit foi reduzido para dar lugar a um deck principal de carga/descarga. “Geometricamente, é a parte da frente de um cargueiro A330-200F, com a parte de popa do A330-300”, disse Olivier Delmas, chefe de Design Geral.

Delmas explicou que tal característica foi escolhida porque nenhuma aeronave existente estava satisfazendo os critérios da Airbus para um Beluga de nova geração, e as características de projeto do A330 se encaixaram com as necessidades da empresa. No geral o novo Beluga XL será 30% maior do que a geração atual.

“Precisávamos de porão de carga com 45 metros de comprimento e um diâmetro interno de 8 metros, a capacidade de carga útil será para 50 toneladas”, acrescentou Delmas. “Essas dimensões acomodam o Airbus A350XWB em forma de transporte, o atual Beluga não é capaz de realizar esse transporte por via aérea.”

Um total de cinco aeronaves Beluga XL serão construídos, com a previsão de entrada em serviço para 2019. Eles substituirão gradualmente a frota existente de aeronaves Beluga ST, que foram derivados do Airbus A300.