Airbus testa novos motores da Pratt & Whitney para o Airbus A320neo

por Aeroflap

A Pratt & Whitney anunciou que a Airbus iniciou os testes de voo de desenvolvimento do motor GTF Advantage, uma versão atualizada do Pure Power, em uma aeronave A320neo.

PUBLICIDADE

Esta campanha de teste de voo inicial continuará a amadurecer o motor, testando-o em uma variedade de ambientes, incluindo clima quente e frio e operação em aeroportos de alta altitude.

A campanha de teste de voo é uma extensão do desenvolvimento contínuo de produtos da Pratt & Whitney e da Airbus. A certificação do motor continuará até o primeiro semestre de 2023, incluindo voos atualmente em andamento no banco de testes da Pratt & Whitney em Mirabel, Québec, Canadá, bem como extensos testes de resistência para garantir a maturidade do produto na entrada em serviço.

O motor completou mais de 2.400 horas e 7.800 ciclos de testes, incluindo um teste bem sucedido em combustível de aviação 100% sustentável (SAF).

“Os motores GTF já oferecem o menor consumo de combustível e emissões de CO 2 para a família A320neo”, disse Rick Deurloo, presidente de Motores Comerciais da Pratt & Whitney. “O mecanismo GTF Advantage estende essa liderança. Também aumenta a capacidade da aeronave aumentando o empuxo e protege a durabilidade ao operar mais frio. Para as companhias aéreas, isso significa novas oportunidades de receita e melhor economia operacional. Nossa revolucionária arquitetura de ventiladores é a base para tecnologias de aviação mais sustentáveis ​​nas próximas décadas, e o motor GTF Advantage é o próximo o nessa jornada.”

O principal ponto, de acordo com a Pratt & Whitney é a diminuição em 1% no consumo de combustível, comparando com a versão anterior. Além disso, o motor GTF Advantage será 100% compatível com biocombustíveis para aeronaves.

A Pratt & Whitney também conseguiu aumentar a potência dos motores, superando em libras o empuxo máximo disponível para seu concorrente, o CFM Leap-1A. Agora os motores do A320neo, fabricados pela PW, têm um empuxo disponível de 34000 libras, além disso, a diferença de desempenho foi diminuída entre temperaturas frias e quentes.

PUBLICIDADE
Airbus A321neo A321XLR LATAM
LATAM é uma das empresas que encomendou o A321XLR e utiliza o motor PW em suas aeronaves A320neo.

Essa melhoria de desempenho é bem-vinda para os aviões A321LR e A321XLR, as versões do A321neo de longo alcance e maior capacidade de combustível. Com mais potência, esses aviões podem decolar com maior peso de combustível, ageiros e carga a bordo.

O novo motor estará disponível para aeronaves da família A320neo a partir de janeiro de 2024. Os aviões já fabricados, e que usam motores PW, podem fazer posteriormente a atualização dos componentes, de acordo com as normas da fabricante.