Em outubro de 2020 a Airbus anunciou que recebeu a primeira encomenda para a versão de luxo e uso executivo do A220. E agora, a fabricante declarou que vai iniciar a fabricação da primeira aeronave ACJ TwoTwenty.
O avião será montado em Mirabel, no Canadá, e participará também de alguns programas de certificação dessa variante, como dos tanques extras para aumentar o alcance do avião.
Após o programa de certificação, a aeronave ganhará um interior VIP, e será entregue até o final de 2021 para a Comlux, primeira cliente. Atualmente há seis aviões encomendados.

As modificações na autonomia garantem uma capacidade de operar voos com até 10500km ou 5.650 nm. Podendo operar rotas como de Londres para Los Angeles e Tóquio para Dubai. Em sua configuração normal para ageiros, a aeronave tem capacidade para levar até 120 ageiros com alcance de 2.760nm.
Ainda dentro do pacote de mudanças para o Airbus A220 na versão executiva, está a certificação de operações com aeronaves de dois motores em rotas mais longas. A extensão é de 180 minutos a mais, o que permitira realizar rotas diretas com maior frequência.
Segundo a Airbus, com a introdução do A220 ‘TwoTwenty’, será um mercado totalmente novo. Essa seria uma opção diferente das aeronaves de grande porte nas versões executivas.
O foco atual da Airbus é somente na versão -100 do A220. Voltado totalmente para o mercado corporativo. Desde a aquisição do programa da Bombardier, a Airbus tem buscado modificar e aumentar sua capacidade operacional para as companhias aéreas, buscando tornar o avião ainda mais competitivo.
A Airbus afirma que a aeronave será capaz de usar os mesmos aeroportos dos jatos executivos concorrentes, mas fornecerá três vezes o espaço da cabine e gerará um terço a menos nos custos operacionais.
O presidente da Airbus Corporate Jets, Benoit Defforge, disse que o A220 não será um concorrente direto do ACJ319neo. Reforça que são jatos que se complementam, e que o novo programa ‘TwoTwenty’ não afetará o A319 e seu programa de cabine executiva e corporativa.
Confira mais sobre esse luxuoso avião no vídeo abaixo: