A Airnorth iniciou as operações com dois aviões Embraer E190 na sua frota, que complementam as operações da aérea Australiana com os E170 que já estão operando voos.
De acordo com a companhia, os novos aviões Embraer E190 foram alocados para voos com destino a Gove, Cairns, Kununurra e Perth, operando a partir de Darwin.
Os aviões estão equipados com 94 assentos em duas classes, e receberam as matrículas VH-UYC e VH-UYR. Estas aeronaves foram fabricadas em 2005 e 2007, respectivamente, a ambas pertencem à Alliance Airlines, e foram para a Airnorth em regime de leasing.
“O novo tipo de aeronave tem benefícios notáveis que otimizam a eficiência operacional quando comparado ao mix de frota de outras operadoras regionais que sustentam menor consumo de combustível, menor tempo de viagem, maior alcance e melhor desempenho geral”, disse a Airnorth.
A companhia espera que o E190 tenha um consumo cerca de 11% menor por ageiro transportado, e ofereça maior alcance para algumas rotas da companhia. Ao todo são cinco aviões operados pela Airnorth, sendo três do modelo E170 da Embraer.