window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Airshow China: J-20 com motores chineses e J-16 com pods de guerra eletrônica

J-16D Guerra Eletrônica China Zhuhai

Durante o Airshow China 2021, realizado no Aeroporto de Zhuhai, a China expôs pela primeira vez o J-16D, a versão de ataque eletrônico do J-16. O país também fez apresentações do caça de quinta geração Chengdu J-20 equipado com motores de produção nacional WS-10C, outra aparição inédita.

PUBLICIDADE

Realizado de dois em dois anos, o Airshow China traz novidades nos ramos de aviação civil e militar da China. A apresentação estática do J-16D marca a primeira exposição pública da aeronave de guerra eletrônica. Na segunda-feira (27) a aeronave foi montada com quatro pods de interferência, dois sob as asas e outros dois nos cabides abaixo das entradas de ar dos motores WS-10. Um par de mísseis também foram montados entre os motores do avião. 

PUBLICIDADE

Outro destaque foi o caça de 5ª Geração Chengdu J-20 motorizado por um par de turbofans WS-10C Taihang. A China apresentou duas aeronaves com os motores nacionais, que substituíram os Saturn AL-31FN de origem russa. Confira nos vídeos abaixo.

Grande e pesado, já se sabe que o AL-31 e o WS-10 não são os motores definitivos para o J-20. No futuro, o caça furtivo vai receber os WS-15 Emei mais potentes, apesar da China não revelar detalhes sobre o desenvolvimento desses motores. 

PUBLICIDADE

O drone de reconhecimento WZ-7 também é um dos destaques, sendo essa oportunidade a primeira vez que o avião não-tripulado é exposto publicamente. Apelidado de Guizhou Soar Dragon, o WZ-7 é fabricado pela AVIC (Aviation Industry Corporation of China) e é um dos maiores drones da China, com 24 metros de envergadura e 14 metros de comprimento. A aeronave será aplicada em missões de reconhecimento de grande altitude. 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: China, China Airshow, Drone, Drone Facebook, J-16, J-20, usaexport, Zhuhai