Durante o Airshow China 2021, realizado no Aeroporto de Zhuhai, a China expôs pela primeira vez o J-16D, a versão de ataque eletrônico do J-16. O país também fez apresentações do caça de quinta geração Chengdu J-20 equipado com motores de produção nacional WS-10C, outra aparição inédita.
Realizado de dois em dois anos, o Airshow China traz novidades nos ramos de aviação civil e militar da China. A apresentação estática do J-16D marca a primeira exposição pública da aeronave de guerra eletrônica. Na segunda-feira (27) a aeronave foi montada com quatro pods de interferência, dois sob as asas e outros dois nos cabides abaixo das entradas de ar dos motores WS-10. Um par de mísseis também foram montados entre os motores do avião.
Best angle of J-16D, via @ 老爱 pic.twitter.com/59XJPzd6ih
— Rick Joe (@RickJoe_PLA) September 28, 2021
As it seems, the J-16D carries something like a "family" of new generation EW pods – ESM/ELINT/ECM (?) – eventually designated RKZ930 (?).
(Images via by78/SDF) pic.twitter.com/MqAVs7tb9z
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) September 27, 2021
PUBLICIDADE
Quick look at the J-16D E/W aircraft. #aviation https://t.co/5xGqPRAh4Q pic.twitter.com/5V0oPIeDSN
— The Shadow of the Eagle (@clemente3000) September 26, 2021
Outro destaque foi o caça de 5ª Geração Chengdu J-20 motorizado por um par de turbofans WS-10C Taihang. A China apresentou duas aeronaves com os motores nacionais, que substituíram os Saturn AL-31FN de origem russa. Confira nos vídeos abaixo.
These are the in my opinion so far best and most stunning images of the WS-10C-powered J-20A at Zhuhai. 😮
PUBLICIDADE (Images via Wan Quan/wanquanfoto) pic.twitter.com/juqTHXDd44
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) September 26, 2021
Grande e pesado, já se sabe que o AL-31 e o WS-10 não são os motores definitivos para o J-20. No futuro, o caça furtivo vai receber os WS-15 Emei mais potentes, apesar da China não revelar detalhes sobre o desenvolvimento desses motores.
O drone de reconhecimento WZ-7 também é um dos destaques, sendo essa oportunidade a primeira vez que o avião não-tripulado é exposto publicamente. Apelidado de Guizhou Soar Dragon, o WZ-7 é fabricado pela AVIC (Aviation Industry Corporation of China) e é um dos maiores drones da China, com 24 metros de envergadura e 14 metros de comprimento. A aeronave será aplicada em missões de reconhecimento de grande altitude.
PLA Air Force unveil WZ-7 high-altitude reconnaissance drone at Airshow China. As one of China's largest drones, the WZ-7 will be deployed in missions that require extended endurance like border reconnaissance and maritime patrol.#ZhuhaiAirShow #Zhuhai2021 #WZ7 pic.twitter.com/4uEzv9Ul8w
— International Defence Analysis (@Defence_IDA) September 28, 2021