A American Airlines deve aposentar até o final do verão de 2020, no mês de setembro, as suas aeronaves Embraer E190.
A companhia aérea tem 20 aviões E190 na sua frota principal, e estes aviões serão substituídos por outras aeronaves de maior porte, de acordo com a companhia aérea.
Muitos destes Embraer 190 também são provenientes da US Airways, e um dia foram importantes para operações consideradas menores entre Boston, Nova York (La Guardia) e Washington. Todos são configurados com 99 assentos em três classes (considerando a Economy).
“Agora, [a saída] dos E190 estão agendados até o fim do verão. Esse é plano em jogo. Essa é a forma como construímos a malha da companhia. Nós faremos ajustes baseados no que escutamos da Boeing e nas atuais previsões, na medida em que elas ficam mais firmes. Mas, nesse momento, antecipamos que o MAX volta no final do verão e estamos nos planejando com este cronograma”, disse Robert Isom, Presidente da American Airlines.
As companhias aéreas regionais parceiras da American Airlines continuam operando com as aeronaves E170 e E175, nas cores da American Eagle, visto que para esses aviões há incentivos de aviação regional nos EUA.