Há alguns meses, a American vem negociando com seus pilotos melhorias nas condições de trabalho e também uma remuneração melhor. A medida que a pandemia é deixada para trás, os níveis de ageiros estão sendo retomados aos de 2019.
E com isso as companhias aéreas podem gradativamente melhorar os salários dos pilotos, comissários e outros funcionários. Porém, um grande problema enfrentado pela American e outras companhias aéreas foi a escassez de funcionários, uma parte havia sido cortada durante a pandemia e outros se aposentaram.
Um dos motivos que a American está buscando melhorar as condições de trabalho e de salários de seus pilotos é evitar uma nova escassez, principalmente após milhares de cancelamentos de voos em razão da falta de funcionários.
Há poucos meses, a companhia aérea norte-americana propôs um aumento de 17%, e agora elevou a proposta para 19% pelos próximos dois anos.
Caso seja aprovado, o aumento será dividido em 12% no momento da do contrato de trabalho, mais 5% após um ano da data de e mais 2% quando se completar dois anos.
O novo acordo ainda será avaliado pela Associação de Pilotos assim como a aprovação dos 15 mil pilotos da American. O momento da nova proposta chega em um ponto preocupante para o setor, pois uma parte dos pilotos já estão chegando em idade de aposentadoria e provocando a falta de funcionários qualificados para a função.
Com informações do AeroTime