Nos últimos dias o Aeroporto de Belém recebeu uma visita ilustre do Antonov An-124, o segundo maior cargueiro do mundo. A agem do avião pela capital paraense não ocorria desde 2015, e a sua volta foi para transportar peças para a Vale.
Essa foi a primeira de quatro operações cargueiras de grande porte que ocorrerão entre o final deste mês e no começo de março, quando estão previstas as chegadas de mais dois voos do Antonov e um com o 747-400F.
E o piloto da aeronave Dmytro Antonov, que nós já apresentamos em outro vídeo, registrou toda a agem da aeronave no Brasil. Confira no vídeo abaixo:
Para receber a aeronave russa, que tem 73 metros de envergadura por 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, a Infraero preparou um planejamento operacional diferenciado, que foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Sua tripulação é bastante numerosa, são cerca de seis tripulantes trabalhando ao mesmo tempo no cockpit, e em alguns voos o An-124 pode levar um total de 17 tripulantes.
As aeronaves, por exemplo, foram orientadas por caminhonetes Follow Me, que auxiliam o comandante da aeronave a circular pelas pistas de taxiamento até o pátio onde a aeronave poderá ser descarregada. Podemos ver um pouco disso no vídeo acima, juntamente com a camada de nuvens acima de Belém.

Já no vídeo abaixo temos o procedimento de partida de Belém, quando o Antonov An-124 decolou rumo à Cancun. Uma curiosidade é o controle de tráfego aéreo citando uma inspeção na pista após a decolagem do An-124, mesclando comunicações em português e inglês.
Em termos de tamanho o An-124 só perde para seu irmão maior, o An-225, que você pode conhecer mais Clicando Aqui.