A Antonov Airlines realizou na última semana uma missão para transportar um grande gerador para uma usina a gás na Nigéria, África. Um An-124 ficou responsável por realizar três voos entre Ljubljana, na Eslovênia, e Kano, para atender um serviço especial.
Cerca de 200 toneladas foram transportadas pela Antonov Airlines, incluindo um gerador, turbina (a parte das pás, responsável pela movimentação do gerador) e equipamentos auxiliares. Cada voo transportou um desses grandes componentes.
A base da Antonov, que é em Leipzig, na Alemanha, apoiou toda a operação com planejamento, manutenção e os cálculos de cada voo. Apesar da guerra na Ucrânia, a Antonov mantém 5 aviões An-124 ativos em Leipzig, e que nas últimas semanas estavam realizando voos humanitários para os ucranianos e fretados.

“Toda a equipe, do comercial ao operacional, ando pelo planejamento de rotas e cargas, trabalhou em estreita colaboração com nossos clientes e agentes para garantir a entrega segura dessa carga vital que ajudará a suprir as necessidades de energia da Nigéria”, disse Yevhen Kiva da Antonov Airlines.
“Apesar dos desafios enfrentados após a invasão russa e os danos resultantes à base de Hostomel e a algumas aeronaves, as operações continuam”, disse Antonov.

O Antonov AN-124-100 é considerado o segundo maior avião de carga do mundo, perdendo apenas para o AN-225, também da Antonov.
O cargueiro ucraniano Antonov An-124 tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas.
A cabine de carga é pressurizada e conta com um volume total de 1.050 m³. Com essas características, transporta diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões.
Uma outra curiosidade desta aeronave é que ela conta com um trem de pouso equipado com 24 rodas e permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento. Além disso, possui duas entradas de carga, ambas com rampas de entrada.